Tese de doutoramento, Belas-Artes (Educação Artística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2014 ; Em razão da necessidade de afinidades entre arte/educação e realidade social, nos dias atuais; entre arte/educação e transformações pelas quais vêm passando as artes visuais, na contemporaneidade; esta tese trabalha com a hipótese de que a arte pública, relacional, pode ser útil como dispositivo ped...
International Conference: A Child's World - Next Steps, 25 June 2012 - 27th June 2014. ; The project "Researching for a relevant curriculum" (RRC) started in 2007, when some elementary school teachers from the Azores, Portugal, who were worried about some pupils lack of interest for the curriculum, decided to address that problem, in collaboration witch university professors, through action research. Other pos...
Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Economia Portuguesa e Integração Internacional / Sistema de Classificação JEL: L84 - Personal, Professional, and Business Services L86 - Information and Internet Services; Computer Software ; No contexto de recessão económica e desemprego que vive a sociedade portuguesa, a presente discussão sobre soluções para a economia portugues...
The Portuguese curriculum policy is rooted in a centralist tradition, which started to be challenged in the context of the educational reform of the late 1980s. The policy-makers' discourse has been, for the past quarter-century, loaded with calls for decentralization and a number of measures with some decentralizing potential have been taken. A careful analysis of the main official documents, combined with a r...
Livro organizado por Francisco Sousa, Luísa Alonso e Maria do Céu Roldão.
Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility.Braga: University of Minho, October 18 and 19, 2013. ; Curriculum Design Research (CDR) is a branch of educational design research whereby the development of a curriculum or part of it is systematically studied, with a strong focus on the evaluation of successive prototypes of the product being develope...
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, ramo Tratamento de Águas e Águas Residuais, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação dos Prof. Doutor Chia-Yau Cheng e Doutor Tentúgal Valente
Tese de mestrado integrado. Engenharia Civil (Área de Especialização de Hidráulica). Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012
Este artigo refere-se a um projecto de investigação curricular colaborativa que nasceu da conjugação entre, por um lado, a preocupação de alguns professores do ensino básico com o desinteresse manifestado por determinados alunos em relação à escola e ao currículo e, por outro, o interesse de alguns professores universitários em estudar questões de relevância curricular. Dessa conjugação resultou a assunção de u...
X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso-brasileiro de currículo: Desafios contemporâneos no campo do currículo. 04 de setembro a 06 de setembro de 2012 - Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte. ; ANAIS ISBN 978-85-8007-053-8 Belo Horizonte Brasil Setembro 2012. ; Em grande parte da literatura dedicada à investigação-ação educacional assume-se o pressuposto de que a concretização...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |