Encontrados 61 documentos, a visualizar página 1 de 7

Ordenado por Data

Potencialidades da arte pública relacional na arte/educação:práticas da cidade ...

Sousa, Francisco Herbert Rolim de, 1958-

Tese de doutoramento, Belas-Artes (Educação Artística), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2014 ; Em razão da necessidade de afinidades entre arte/educação e realidade social, nos dias atuais; entre arte/educação e transformações pelas quais vêm passando as artes visuais, na contemporaneidade; esta tese trabalha com a hipótese de que a arte pública, relacional, pode ser útil como dispositivo ped...


Learner engagement in the construction of a relevant curriculum: the project RRC

Sousa, Francisco

International Conference: A Child's World - Next Steps, 25 June 2012 - 27th June 2014. ; The project "Researching for a relevant curriculum" (RRC) started in 2007, when some elementary school teachers from the Azores, Portugal, who were worried about some pupils lack of interest for the curriculum, decided to address that problem, in collaboration witch university professors, through action research. Other pos...


O sector do software e serviços informáticos em Portugal : crescimento económic...

Sousa, Francisco Miguel

Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Economia Portuguesa e Integração Internacional / Sistema de Classificação JEL: L84 - Personal, Professional, and Business Services L86 - Information and Internet Services; Computer Software ; No contexto de recessão económica e desemprego que vive a sociedade portuguesa, a presente discussão sobre soluções para a economia portugues...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Portugal - The mirage of curricular autonomy

Sousa, Francisco

The Portuguese curriculum policy is rooted in a centralist tradition, which started to be challenged in the context of the educational reform of the late 1980s. The policy-makers' discourse has been, for the past quarter-century, loaded with calls for decentralization and a number of measures with some decentralizing potential have been taken. A careful analysis of the main official documents, combined with a r...


Investigação para um currículo relevante

Sousa, Francisco (org.); Alonso, Luísa (org.); Roldão, Maria do Céu (org.)

Livro organizado por Francisco Sousa, Luísa Alonso e Maria do Céu Roldão.


CTD-0: Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it

Sousa, Francisco

Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility.Braga: University of Minho, October 18 and 19, 2013. ; Curriculum Design Research (CDR) is a branch of educational design research whereby the development of a curriculum or part of it is systematically studied, with a strong focus on the evaluation of successive prototypes of the product being develope...


Estudo à escala laboratorial sobre a utilização da flutuação por ar dissolvido ...

Sousa, Francisco Emanuel Martins Ferreira de

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, ramo Tratamento de Águas e Águas Residuais, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação dos Prof. Doutor Chia-Yau Cheng e Doutor Tentúgal Valente


Estudo de soluções de enraizamento de esporões

Sousa, Francisco Bernardo Paulo de

Tese de mestrado integrado. Engenharia Civil (Área de Especialização de Hidráulica). Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2012


A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR

Sousa, Francisco; Universidade dos Açores, Departamento de Ciências da Educação

Este artigo refere-se a um projecto de investigação curricular colaborativa que nasceu da conjugação entre, por um lado, a preocupação de alguns professores do ensino básico com o desinteresse manifestado por determinados alunos em relação à escola e ao currículo e, por outro, o interesse de alguns professores universitários em estudar questões de relevância curricular. Dessa conjugação resultou a assunção de u...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Investigação-ação sobre questões curriculares: Quem define a agenda?

Sousa, Francisco

X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso-brasileiro de currículo: Desafios contemporâneos no campo do currículo. 04 de setembro a 06 de setembro de 2012 - Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte. ; ANAIS ISBN 978-85-8007-053-8 Belo Horizonte Brasil Setembro 2012. ; Em grande parte da literatura dedicada à investigação-ação educacional assume-se o pressuposto de que a concretização...


61 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento









Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia