Author(s):
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
; Cascalho, José Manuel
; Nogueira, Raquel Pereira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.3/1531
Origin: Repositório da Universidade dos Açores
Subject(s): Matemática; Jogos Matemáticos
Description
Quando falamos de jogos pensamos no seu carácter lúdico e divertido. De facto, as crianças facilmente se sentem atraídas pelo jogo, que constitui um importante factor de motivação. Os processos matemáticos envolvidos nos jogos promovem a comunicação aliada à tomada de decisões, ao planeamento e à definição de estratégias. No contexto do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, os jogos são parceiros fundamentais desde os primeiros anos de vida, devendo-se implementá-los desde cedo no pré-escolar. É importante que os jogos sejam adaptados para as diferentes idades das crianças, desenvolvendo assim as diferentes vertentes do raciocínio lógico-matemático, como seja, a seriação, a classificação, as relações numéricas ou as relações espaciais. Neste artigo, apresentam-se algumas tarefas realizadas com crianças de cinco e seis anos, desenvolvidas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. As actividades decorreram entre os meses de Março e Maio de 2012.