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Identidade não ostensiva e diferenciação curricular inclusiva: oportunidades as...

Autor(es): Sousa, Francisco cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/1285

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Currículo; Diferenciação Curricular; Identidade; Inclusão


Descrição
Comunicação apresentada no IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares / VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, sob o tema "Currículo, Teorias, Métodos", realizado na Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis - SC em 2, 3 e 4 de setembro de 2008. A presente comunicação é centrada num estudo sobre diferenciação curricular, realizado numa escola básica portuguesa com a finalidade de compreender as concepções e as práticas das professoras participantes sobre essa matéria. Considerando que a diferenciação curricular constitui uma resposta às diferenças entre estudantes e que é possível trabalhar no sentido de uma diferenciação curricular inclusiva, apesar das tendências para conceber a diferenciação como dispositivo estratificador, os dados foram recolhidos, através de observação directa de aulas e de entrevistas, com a preocupação de compreender até que ponto as oportunidades de diferenciação que iam surgindo na sala de aula, através de comportamentos dos alunos que revelavam determinados aspectos das suas identidades, eram ou não consideradas e aproveitadas. Apesar de as práticas observadas tenderem para a uniformidade curricular, houve também algum aproveitamento de oportunidades de diferenciação, que pode ser potencializado numa lógica de investigação-acção. Por isso, mais do que uma caracterização sistemática das concepções das participantes sobre diferenciação curricular e das suas práticas mais uniformizadoras ou mais diferenciadoras, a presente comunicação centra-se na discussão das referidas oportunidades.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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