Autor(es):
Rocha, Cristina
; Duarte, Ana Paula
; Frazão, Rui
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/403
Origem: Repositório do LNEG
Assunto(s): Resposabilidade Social; Consumo; Energia; Ética empresarial; Desenvolvimento sustentável
Descrição
EDITORIAL: No quadro da estreita colaboração entre o Centro para o Desenvolvimento
Empresarial Sustentável (CENDES) do INETI e a Associação Portuguesa de Ética
Empresarial (APEE), decidimos publicar os presentes proceedings da primeira
Semana da Responsabilidade Social, iniciativa que a APEE muito oportunamente
lançou, em paralelo com a realização da reunião do grupo de trabalho sobre
Responsabilidade Social da ISO decorrida em Maio de 2006.
A actuação ética e socialmente responsável das organizações é essencial para
que estas contribuam efectivamente para os objectivos do desenvolvimento
sustentável, desafio incontornável das sociedades actuais. A realização da
Semana da Responsabilidade Social ofereceu uma plataforma única de reflexão
conjunta sobre uma temática relativamente à qual muito se tem dito e escrito,
embora os respectivos conceitos ainda careçam de clarificação, análise sob
diferentes pontos de vista e, em alguns casos, desmistificação.
Não podíamos, portanto, deixar passar esta oportunidade, tanto mais que a
própria lógica de organização da Semana proporcionou uma multiplicidade de
pontos de vista única e inovadora, enriquecida pelas visões de especialistas
internacionais que, estando em Portugal para participarem na 3ª reunião do
Grupo de Trabalho da ISO que se encontra a elaborar a norma ISO 26000 (Social
Responsibility), tiveram oportunidade de intervir em diversas sessões.
Efectivamente, a APEE teve a excelente iniciativa de propor a organização de 6
workshops, da responsabilidade de outros tantos grupos de partes interessadas
(stakeholders), que constituem precisamente os grupos envolvidos na elaboração
da norma internacional: “Consumidores”, “Governo”, “Indústria” (entenda-se,
empresas), “Sindicatos”, “Organizações Não Governamentais” e organizações do
meio académico, consultoria e outras que no seio da ISO são designadas por
“Serviços, Suporte, Investigação e Outros”. Representam, de facto, visões distintas
e complementares no debate de um assunto marcadamente transversal e
transdisciplinar como o é a Responsabilidade Social das organizações.
Para além dos 6 workshops, decorreu um Encontro Internacional subordinado ao
tema “Estado da Arte em Responsabilidade Social” que, entre outras virtudes,
trouxe a perspectiva e a experiência de diferentes países, nomeadamente na
elaboração de normas nacionais de responsabilidade social e desenvolvimento
sustentável. Os seus testemunhos são de grande valia, tendo em conta que em Portugal se encontram em desenvolvimento normas portuguesas sobre a
elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações e sobre
sistemas de gestão da responsabilidade social.
Contando com a excelente colaboração dos colegas do CENDES, a quem
deixamos o nosso reconhecimento e apreço, foi possível aqui registar as inúmeras
intervenções e debates que decorreram ao longo da Semana, e que constituíram
um marco na discussão e reflexão sobre a ética e a responsabilidade social em
Portugal.