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Semana Responsabilidade Social, Lisboa, 15-19 Maio 2006: Proceedings

Autor(es): Rocha, Cristina cv logo 1 ; Duarte, Ana Paula cv logo 2 ; Frazão, Rui cv logo 3

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.9/403

Origem: Repositório do LNEG

Assunto(s): Resposabilidade Social; Consumo; Energia; Ética empresarial; Desenvolvimento sustentável


Descrição
EDITORIAL: No quadro da estreita colaboração entre o Centro para o Desenvolvimento Empresarial Sustentável (CENDES) do INETI e a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), decidimos publicar os presentes proceedings da primeira Semana da Responsabilidade Social, iniciativa que a APEE muito oportunamente lançou, em paralelo com a realização da reunião do grupo de trabalho sobre Responsabilidade Social da ISO decorrida em Maio de 2006. A actuação ética e socialmente responsável das organizações é essencial para que estas contribuam efectivamente para os objectivos do desenvolvimento sustentável, desafio incontornável das sociedades actuais. A realização da Semana da Responsabilidade Social ofereceu uma plataforma única de reflexão conjunta sobre uma temática relativamente à qual muito se tem dito e escrito, embora os respectivos conceitos ainda careçam de clarificação, análise sob diferentes pontos de vista e, em alguns casos, desmistificação. Não podíamos, portanto, deixar passar esta oportunidade, tanto mais que a própria lógica de organização da Semana proporcionou uma multiplicidade de pontos de vista única e inovadora, enriquecida pelas visões de especialistas internacionais que, estando em Portugal para participarem na 3ª reunião do Grupo de Trabalho da ISO que se encontra a elaborar a norma ISO 26000 (Social Responsibility), tiveram oportunidade de intervir em diversas sessões. Efectivamente, a APEE teve a excelente iniciativa de propor a organização de 6 workshops, da responsabilidade de outros tantos grupos de partes interessadas (stakeholders), que constituem precisamente os grupos envolvidos na elaboração da norma internacional: “Consumidores”, “Governo”, “Indústria” (entenda-se, empresas), “Sindicatos”, “Organizações Não Governamentais” e organizações do meio académico, consultoria e outras que no seio da ISO são designadas por “Serviços, Suporte, Investigação e Outros”. Representam, de facto, visões distintas e complementares no debate de um assunto marcadamente transversal e transdisciplinar como o é a Responsabilidade Social das organizações. Para além dos 6 workshops, decorreu um Encontro Internacional subordinado ao tema “Estado da Arte em Responsabilidade Social” que, entre outras virtudes, trouxe a perspectiva e a experiência de diferentes países, nomeadamente na elaboração de normas nacionais de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Os seus testemunhos são de grande valia, tendo em conta que em Portugal se encontram em desenvolvimento normas portuguesas sobre a elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações e sobre sistemas de gestão da responsabilidade social. Contando com a excelente colaboração dos colegas do CENDES, a quem deixamos o nosso reconhecimento e apreço, foi possível aqui registar as inúmeras intervenções e debates que decorreram ao longo da Semana, e que constituíram um marco na discussão e reflexão sobre a ética e a responsabilidade social em Portugal.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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