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A prática funcional da linguagem escrita em sala de aula: Uma experiência com c...

Autor(es): Pantoja, Sílvia Cristina Mendonça cv logo 1

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/755

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Psicologia educacional; Linguagem; Linguagem escrita; Programas; Pré-escola; Brasil; Desenvolvimento; Aprendizagem; Hospitalização; Educational psychology; Language; Writing language; Programs; Preschool; Development; Learning; Instruments; Hospitalization


Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional O presente trabalho tem como objectivo central avaliar o impacto de um programa de intervenção de escrita delineado para incentivar as crianças em idade pré-escolar a desenvolverem suas actividades em situações nas quais a linguagem escrita aparece em contexto funcional. Para a concretização de tal objectivo foi realizada uma investigação de natureza quasi-experimental na qual trabalhamos com dois grupos de crianças: Um grupo experimental (submetido à intervenção do programa de escrita) e um grupo de controlo (não submetido à intervenção). Fizeram parte deste estudo 38 crianças brasileiras com idades correspondentes entre 5-6 anos de idade. Com a finalidade de percebermos quais conhecimentos as crianças tinham acerca dos aspectos conceptuais e funcionais da linguagem escrita, utilizamos provas em dois momentos da investigação: Antes de iniciarmos a intervenção do programa de escrita (pré-teste) e após a intervenção do programa de escrita (pós-teste). A partir dos dados colectados no pós-teste verificámos que o programa de escrita causou impacto positivo às crianças do grupo experimental, possibilitando uma evolução bastante significativa no que diz respeito aos níveis conceptuais da escrita, como por exemplo a evolução de grafo-perceptivo à escrita com fonetização, nas mais diversas categorias. As mesmas evoluções ocorreram, também, em relação aos conhecimentos acerca dos suportes de escrita, nomeadamente no que diz respeito à identificação, à função e ao conteúdo. Os resultados apontam para a importância de proporcionar, em âmbito escolar, actividades no domínio da linguagem escrita relacionadas com situações reais da vida quotidiana, de modo que as crianças possam testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, caracterizando a função social da escrita.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
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