Author(s):
Bastos, Cristina Maria de Campos Lopes Igrejas
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/352
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Comportamento organizacional; Liderança; Inteligencia emocional; Emoções; Desempenho; Gestão; Valores; Organizational behaviour; Leadership; Emotional intelligence; Emotions; Performance; Management; Values
Description
Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional A Inteligência Emocional (IE) pode ser definida como a capacidade de monitorizar e
destrinçar os sentimentos e as emoções, próprias e dos outros, utilizando a informação como
guia do pensamento e da acção.
Esta característica conduz a que, em contexto organizacional, seja considerada como
um aspecto a destacar uma vez que surge relacionada com o desempenho individual,
associada a um determinado estilo de liderança (Bass e Avolio, 1990, cit. por Barbuto e
Burbach, 2006), estilo esse que por seu turno se associa ao estimular de comportamentos de
cidadania organizacional (CCO), também eles associados à IE (Pillai, Schriesheim e
Williams, 1999, cit. por Boerner, Eisenbeiss e Griesser, 2007).
O presente estudo decorre da análise de 90 díades, resultantes da auto-percepção e
hetero-percepção, recolhidas através da escala de Rego e Fernandes (2005) para a Inteligência
Emocional, do MLQ 5X short para as dimensões da liderança, do Employee Performance
Questionnaire, para os CCO, e das escalas de desempenho utilizadas na Câmara Municipal de
Lisboa.
Os resultados obtidos confirmam a existência de relação entre a IE da chefia com a
liderança total e com a liderança transformacional auto-percepcionada pelas chefias.
Confirmando-se igualmente a relação entre a IE da chefia com o desempenho dos
colaboradores no DHURS, tal como, a relação parcial entre a IE dos colaboradores com o
estilo de liderança hetero-percepcionado.