Author(s):
Lencastre, Leonor
; Pereira, Duarte da Costa
Date: 1990
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/2731
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Description
Neste estudo analisa-se o problema da compreensão
de textos, numa abordagem de modelos mentais. A
compreensão de textos é então considerada como a
construção, avaliação e por vezes reconstrução do
modelo mental inicialmente construído.
Propõe-se um procedimento experimental para a
análise dos efeitos de interacção das variáveis
conhecimento anterior (variável do aprendiz) e
assinalamento (variável textual), na compreensão de
um texto de ensino.
Apresenta-se ainda o programa STELLA, que corre
no microcomputador Macintosh, como potencial
instrumento de diagnóstico da estrutura de
conhecimento, já que instrumentos deste tipo,
aplicáveis a compreensão de textos, são
imprescindíveis para a realização de uma investigação
aprofundada sobre o assunto, mas são praticamente
inexistentes. ABSTRACT: In this paper we discuss the question of text
comprehension, using a mental models approach. Text
comprehension is seen as a construction, evaluation
and sometimes reconstruction of the mental model
initially constructed.
We present an experimental procedure for the
analysis of the interaction effects between previous
knowledge variables (the learner variable) and text
signaling (the text variable), in the comprehension
of an instructional text.
We also present the STELLA program for the
Macintosh microcomputer as a potential too1 in the
diagnose of knowledge structure. These kind of tools
are essential to any serious research on text
comprehension, but they are difficult to find.