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Percepção de representações gráficas: Variabilidade cultural e desenvolvimento

Autor(es): Santos, Jorge Almeida cv logo 1 ; Mesquita, Artur cv logo 2

Data: 1992

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/2712

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário


Descrição
Neste artigo é proposta uma revisão dos estudos interculturais e de desenvolvimento, como forma de esclarecer as estruturas e funções envolvidas no processamento visual de representações gráficas. São consideradas quatro hipóteses explicativas: (1) perceptivamente os objectos tridimensionais e os ícones são equivalentes e envolvem os mesmos mecanismos gerais; (2) é necessária a intervenção de estruturas cognitivas aprendidas e especializadas; (3) após um período de aprendizagem as representações gráficas são processadas de forma exclusivamente perceptiva; (4) Existe uma gradação da segunda para a terceira hipótese, dependente de especificidade de cada sistema de produção gráfica. A revisão dos estudos experimentais aponta para a exclusão da primeira hipótese. Porém, o tipo de aprendizagem envolvida e as modalidades exactas de processamento, perceptivas ou cognitivas, constituem questões em aberto. Tendo em conta as dificuldades metodológicas, identificáveis nos estudos inter-culturais e de desenvolvimento, é defendida a necessidade de uma abordagem computacional, organizadora das variáveis presentes no processamento de representações gráficas. ABSTRACT: In this article, a revision of intercultural and development studies, as a way to enlight structures and functions which are involved in the pictures visual processing, is proposed. Four explaining hypothesis are considered (I) perceptively, tndimensional objects and pictures are equivalent and involve the same general mechanisms; (2) it is necessary the intervention of learned and specialized cognitive structures; (3) after a learning period, pictures are processed in a exclusively perceptive way; and, (4) there is a graduation from the second to the third hypothesis, depending on the specificity of each system of picture production. The revision of experimental studies indicates the exclusion of the first hypothesis. However, the type of learning involved and the exact means of processing, either perceptive or cognitive, are still opened questions. Considering the methodological difficulties in intercultural and development studies, the necessity of a computational approach which may organize present variables in pictures processing is defended.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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