A capacidade de detectar alterações na velocidade de outros veículos é essencial para o evitamento de colisões e a manutenção de distâncias de segurança. O tempo de reacção em situações de conflito potencial é normalmente considerado como fixo e independente das situações específicas. Porém, existe alguma evidência empírica de que o fluxo óptico global, gerado pela deslocação do sujeito, afecta a detecção de ob...
Neste texto é apresentado um conjunto de questões estratégicas sobre o tráfego e transportes em Portugal. A intervenção psicológica nestes domínios merece uma atenção particular. As questões abordadas são as seguintes: (1) concepção do sistema rodoviário, (2) formação de condutores, ( 3 ) investigação e intervenção psicológica, interdisciplinaridade e (4) decisão política. ; ABSTRACT------In this paper we pres...
Inexistente
Neste artigo é proposta uma revisão dos estudos interculturais e de desenvolvimento, como forma de esclarecer as estruturas e funções envolvidas no processamento visual de representações gráficas. São consideradas quatro hipóteses explicativas: (1) perceptivamente os objectos tridimensionais e os ícones são equivalentes e envolvem os mesmos mecanismos gerais; (2) é necessária a intervenção de estruturas cogniti...
Este artigo visa uma análise crítica das principais teorias da percepção visual. As incoerências internas do Construtivismo e da Teoria da Gestalt são demonstradas. O paradigma construtivista encontra os seus limites numa regressão interpretativa infinita e no postulado de um teste das interpretações perceptivas que é incompatível com a própria teoria. A abordagem gestaltista utilizou constatações empíricas com...
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