Autor(es):
Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
Data: 1988
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/2121
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Descrição
O autor procura mostrar a íntima relação
que vê entre o desenvolvimento motor da
criança em experiências emocionais com
que ela se defronta, desde a nascimento.
Cada acto motor tem uma finalidade,
que deriva do entendimento emocional que
a criança consegue tirar de cada situação,
e da caparcidade de resposta que vai adquirindo.
Há uma linha de amadurecimento emocional, em paralelo interarctivo com uma
linha de amadurecimento motor, e desta
interacção vai nascer uma capacidade de
pensar. Tal só é possível a partir do encontro
com uma figura maternal «contentora,
em primeiro lugar, depois com uma figura
paternal, organizadora da «função de triangulação
».
Ao lado da estruturação de um espaço
exterior à criança, esta vai organizando um espaço interior, e adquirindo uma capacidade
de simbolização, base do pensamento.
Só a partir daqui pode a criança adquirir
uma linguagem. Motricidade, afecto e pensamento
estão, assim, na base da linguagem.
O autor analisa, por fim, a génese das
perturbações do desenvolvimento de três crianças. ------- ABSTRACT ------ The author endeavours to show the
close links that exist between motor development,
emotional maturation and the
growth of thought.
Using concepts close to Meltzer, Bion and
Piaget he analysis the developmental difficulties
of three children.