Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Effects of a dolphin interaction program on children with autism spectrum disor...

Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra; Nunes, Laura; Barros, Alexandra; Maroco, João; Salgueiro, Ana Isabel; Santos, Manuel Eduardo dos

Background: Interaction programs involving dolphins and patients with various pathologies or developmental disorders (e.g., cerebral palsy, intellectual impairment, autism, atopic dermatitis, post-traumatic stress disorder, depression) have stimulated interest in their beneficial effects and therapeutic potential. However, the true effects observed in different clinical and psycho-educational setups are still c...


Linguagem, afecto e pensamento: O estádio-do espelho (Lacan) e a génese da leit...

Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra

O Autor apoia-se em conceitos de Jacques Lacan sobre a imagem especular, para analisar o processo de construção da linguagem e a origem das capacidades para a leitura e para a escrita, estabelecendo, ainda, uma ponte para a génese da criatividade literária. ; ABSTRACT: The Author endeavours to establish the relationship between the «mirrar-stagen of Jacques Lacan, the construction of language and the developme...


Dramatizações suicidárias num rapaz de 6 anos - Castração, bissexualidade e culpa

Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra

O autor descreve o caso clínico de um rapaz irrequieto de 6 anos, que fmra diversas dramatiZações suicidárias, sobretudo utilizando cordéis para se enforcar. descrita a sua estrutura psicológica e a sua rede familiar, assim como o tratamento, em psicoterapia analítica, ao longo de 6 meses. 6 feita uma teorização detalhada sobre as dramatizações suicidárias, e o artigo termina com uma nota de informação sobre a ...


Desenvolvimento motor, afecto e pensamento

Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra

O autor procura mostrar a íntima relação que vê entre o desenvolvimento motor da criança em experiências emocionais com que ela se defronta, desde a nascimento. Cada acto motor tem uma finalidade, que deriva do entendimento emocional que a criança consegue tirar de cada situação, e da caparcidade de resposta que vai adquirindo. Há uma linha de amadurecimento emocional, em paralelo interarctivo com uma linha de ...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data





Tipo de Documento


Recurso






    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia