Document details

Literacia familiar e desenvolvimento de competências de literacia

Author(s): Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves cv logo 1

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/2014

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Subject(s): Psicologia educacional; Literacia


Description
Os diferentes contextos onde as crianças interagem podem contribuir significativamente para a descoberta e apropriação da linguagem escrita. Muitas vezes as experiências e contactos mais informais, que são desenvolvidos em ambiente familiar, não são valorizados nem tomados em consideração quando se estuda o processo de aprendizagem da linguagem escrita. Este trabalho procura apresentar alguns resultados da investigação sobre o papel das famílias e das práticas de literacia familiar não só ao nível das experiências diversificadas que proporcionam, como também do seu impacto para o desenvolvimento e aprendizagem. Constata-se o potencial que as práticas de literacia familiar parecem ter no desenvolvimento das atitudes das crianças, mas também na apropriação das convenções da escrita e na compreensão das suas utilizações e funções. A literacia familiar poderá ser então uma via importante para a aprendizagem da linguagem escrita, a tomar em consideração pelos professores e pela escola.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU