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Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES): Metodologia de construç...

Autor(es): Diniz, Antonio Augusto Pinto Moreira cv logo 1 ; Almeida, Leandro da Silva cv logo 2

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/197

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Ensino superior; Estudantes do 1º ano; Escala de integração social; Validação factorial


Descrição
Neste artigo apresentamos o processo de construção e de validação da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES). Este processo conduziu ao teste de duas estruturas factoriais hipotéticas (bi e tridimensional; ambas hierárquicas) (LISREL8-SIMPLIS). Recorremos a estudantes universitários do 1.º ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os dois estudos conduzidos, exploratório (N=142) e confirmatório (N=447), revelaram as dificuldades em operacionalizar duas dimensões de cariz mais estritamente institucional. As preocupações iniciais dos estudantes reportaram-se, principalmente, ao bem-estar pessoal e ao estabelecimento de novas relações, dimensões da satisfação consigo e com os outros (estrutura factorial bidimensional hierárquica). Estas dimensões e o equilíbrio emocional (estrutura factorial tridimensional hierárquica) representam as áreas problemáticas da integração social dos estudantes. Por último, discutimos a validade da EISES e a sua utilização na investigação e no aconselhamento junto dos estudantes.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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