Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A organização do autoconceito: Análise da estrutura hierárquica em adolescentes

Peixoto, Francisco José Brito; Almeida, Leandro da Silva

Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organizaçã...


Comparação de modelos da teoria de resposta ao item (TRI) na validação de uma p...

Vieira, Maria João; Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da Silva

O presente estudo analisa itens de uma prova que avalia o construto dependência-independência de campo – Testes “Padrão” – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Efetuou-se uma análise fatorial por informação completa com o intuito de verificar as pré...


Metacognição: Qual o valor incremental no rendimento da formação profissional

Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da Silva; Simões, Mário R.; Maroco, João

A aptidão mental geral é apontada como um preditor estável da aprendizagem (Ree & Earles, 1991). Estudos mais recentes (e.g., Bell & Kozlowski, 2008) atribuem à metacognição capacidade para incrementar a capacidade de previsão do rendimento na formação. Este estudo de validade relativa ao critério foi desenvolvido em contexto real e longitudinalmente, tendo participado 37 militares recém-admitidos à Força Aérea...


Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na traj...

Monteiro, Sílvia; Castro, Marlene; Almeida, Leandro da Silva; Cruz, José Fernando A.

Várias perspectivas teóricas procuram explicar os altos níveis de desempenho. Factores de índole contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade e a multidimensionalidade da excelência humana. O presente estudo analisa o percurso académico de alunos com elevado rendimento académico nas áreas da e...


As potencialidades da Teoria de Resposta ao Item na validade dos testes: Aplica...

Vieira, Maria João; Ribeiro, Rui Bártolo; Almeida, Leandro da Silva

No presente estudo realizou-se uma análise aos itens da prova “Padrões” – teste de escolha múltipla informatizado que avalia a dependência-independência do campo – à luz dos modelos de um, dois e três parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Utilizou-se uma amostra de 1.918 candidatos ao Curso de Pilotagem Aeronáutica da Academia da Força Aérea Portuguesa. Analisou-se o ajustamento aos modelos logísticos...


Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares

Almeida,Leandro da Silva; Miranda,Lúcia; Guisande,María Adelina

A Teoria da Atribuição de Causalidade representa um interessante corpo teórico para analisar como os alunos explicam as suas situações de sucesso e de insucesso escolar. Este artigo analisa se essas atribuições causais se diferenciam de acordo com o gênero e o ano escolar dos alunos. A amostra foi composta por 868 alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade. A avaliação recorreu ao Questionário de Atribuições de Res...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da in...

Diniz, Antonio Augusto Pinto Moreira; Almeida, Leandro da Silva

Neste artigo apresentamos o teste de um modelo estrutural completo não-recursivo que representa a interacção entre o relacionamento com pares (RI), o equilíbrio emocional (EE) e o bem-estar pessoal (B-E) em estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os constructos foram operacionalizados através da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES: Diniz & Almeida, 200...


Percepções do ensino pelos alunos: Uma proposta de instrumento para o Ensino Su...

Morais, Natércia; Almeida, Leandro da Silva; Montenegro, M. Irene

Apresentamos a validação do questionário Percepções do Ensino pelos Alunos (PEA), inspirado no Student’s Evaluation of Educational Quality (SEEQ; Marsh, 2001), tomando 41 962 questionários recolhidos no segundo semestre de 2003/04 na Universidade do Minho. A partir dos coeficientes de correlação entre os itens por dimensões do questionário, procedemos à redução de 33 para 23 itens. A estrutura factorial não rep...


Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMA...

Soares, Ana Paula; Almeida, Leandro da Silva; Diniz, Antonio Augusto Pinto Moreira; Guisande, M. Adelina

Apresenta-se um modelo para descrever o ajustamento dos estudantes portugueses à Universidade. Testámos o Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU) numa amostra de 560 estudantes a frequentar pela primeira vez o primeiro ano de cursos de ciências e tecnologias (C&T; n = 259) e de ciências sociais e humanas (CS&H; n = 301). Apesar das expectativas de envolvimento académico...


Métodos de estudo em alunos do 1º ano da universidade

Vasconcelos,Rosa Maria; Almeida,Leandro da Silva; Monteiro,Silvia Correia

O artigo analisa os métodos de estudo de uma amostra de alunos do 1º ano de uma Universidade de Portugal, no momento de ingresso na Universidade, maioritariamente de cursos de Engenharia. Utilizou-se o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo - IACHE, que contempla cinco sub-escalas: enfoque compreensivo; enfoque reprodutivo; percepções pessoais de competência; envolvimento no estudo; e organ...

Data: 2005   |   Origem: OASIS br

11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia