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O "pensamento vivo" centro de recursos psicopedagógicos: Estudo-piloto de inter...

Autor(es): Marta, Francisco cv logo 1 ; Moita, Miguel cv logo 2 ; Torres, Nuno cv logo 3

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1611

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Inclusão; Abandono escolar; Saúde mental; Adolescência; Medida PIEF; Dificuldades de aprendizagem


Descrição
O Pensamento Vivo – Centro de Recursos Psicopedagógicos é uma iniciativa do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), Região Lisboa e Vale do Tejo tendo como alvo os estudantes da medida PIEF- Programa Integrado de Edução Formação, constituída maioritariamente por jovens com dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, comportamentais e adversidade social. Estes jovens e suas famílias apresentam desafios pedagógicos e relacionais particulares para os técnicos educativos, determinados por vivências traumáticas de negligência, maus-tratos e exclusão socio-educacional, recorrentes nos vários contextos pessoais e educativos e conducentes ao abandono escolar. Este trabalho apresenta: 1) a intervenção Psicopedagógica “Pensamento-Vivo”; 2) resultados do estudo-piloto de monitorização da psicopatologia dos jovens 1. A intervenção “Pensamento-vivo” foi concebida em apoio à medida PIEF, implementando um conjunto de respostas para as dificuldades emocionais, comportamentais, sociais, e de aprendizagem, tendo como principais objetivos:. Promoção da saúde mental dos jovens e suas famílias e da retoma normativa dos processos desenvolvimentais;. Promoção de contextos de formação e co-formação dos técnicos educativos, sobre fatores de risco e de proteção presentes em meio escolar, com foco particular nos aspectos afectivos e relacionais envolvidos nos processos de exclusão/inclusão.2.No estudo-piloto de monitorização participaram 33 técnicos educativos que avaliaram 21 jovens. Foram utilizados os questionários TRF (preenchidos independentemente por dois técnicos educativos para cada jovem). A taxa de resposta foi de 86%, e a Média de concordância através de correlações ICC=.68 (DP=.17). Foram identificados níveis clínicos de psicopatologia com indicação para intervenção em saúde mental em 98% das avaliações.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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