O presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapa...
O Pensamento Vivo – Centro de Recursos Psicopedagógicos é uma iniciativa do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), Região Lisboa e Vale do Tejo tendo como alvo os estudantes da medida PIEF- Programa Integrado de Edução Formação, constituída maioritariamente por jovens com dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, comportamentais e adversidade social. Estes jovens e suas famílias apresentam desaf...
Tese de mestrado integrado. Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Major Automação). Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2009
In this paper, we revisit different theoretical and conceptual issues that have been influencing the design of educational technology artefacts. In particular, we take into consideration recent perspectives in cognitive science that acknowledge the important effects of external representations (ERs) in learning and discuss the challenges regarding the applicability of these ideas in connection to seamless-learn...
O estudo analisou, em 110 famílias nucleares portuguesas, a percepção do pai acerca do seu envolvimento (relativamente ao da mãe) em cinco domínios: Cuidados Directos e Indirectos; Ensino/Disciplina; Brincadeira; Lazer no Exterior. O envolvimento desejado pela mãe e as características individuais da criança (idade, género e temperamento) foram analisados como factores explicativos da participação do pai. Os res...
Muitos indivíduos dependentes de substâncias têm padrões inseguros de vinculação e receio da intimidade nas suas relações próximas com os pais, os pares e os parceiros íntimos. Entender o papel que a regulação das relações de vinculação e de prestação de cuidados emocionais desempenha nas trajectórias de vida e de tratamento de pessoas dependentes de substâncias é uma área importante para a prevenção, tratament...
Esta investigação comparativa incide sobre a representação de vinculação e problemas de comportamento em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16 crianças vivendo com as suas famílias de origem. Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task (ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas, os ...
Investiga-se a relação entre consumo de substâncias e o enviezamento sócio-emocional em atitudes e valores envolvidos nas tomadas de decisão social em grupos de trabalho. Utilizamos um modelo teórico baseado nos trabalhos de Bion e compatível com elaborações recentes de dados das neurociências afectivas e que tenta integrar as noções de défices de processamento emocional e de défices de integração sócio-emocion...
Estudos empíricos demonstraram que as crianças com uma vinculação mais segura com as figuras parentais são mais capazes de co-construir relações significativas com os pares, e que os relacionamentos afiliativos das crianças (em particular as amizades) parecem ter um grande impacto no desenvolvimento social ao longo da vida. Grande parte dos estudos têm-se centrado sobretudo na relação de vinculação com a mãe e ...
O presente estudo enquadra-se na perspectiva de que o conhecimento das emoções tem efeitos na prontidão e no ajustamento escolar, actuando como mediador entre os factores psicológicos (competências académicas; competências sociais) e os factores proximais (aceitação entre pares). Testaram-se duas hipóteses: (1) o conhecimento das emoções é um factor de mediação na associação entre as competências académicas e a...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |