Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Interação social lúdica no pré-escolar : Análise confirmatória da versão portug...

Torres, Nuno; Freitas, Miguel; Monteiro, Lígia; Antunes, Marta; Santos, António José

O presente estudo teve como objetivo avaliar as características psicométricas da versão portuguesa para educadores do questionário Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS). Este é um instrumento constituído por 32 itens, que expressam comportamentos de crianças do pré-escolar no contexto de atividades lúdicas com os seus pares. Participaram 21 educadoras de 455 crianças Portuguesas, 49.3% raparigas e 50.7% rapa...


O "pensamento vivo" centro de recursos psicopedagógicos: Estudo-piloto de inter...

Marta, Francisco; Moita, Miguel; Torres, Nuno

O Pensamento Vivo – Centro de Recursos Psicopedagógicos é uma iniciativa do Programa para a Inclusão e Cidadania (PIEC), Região Lisboa e Vale do Tejo tendo como alvo os estudantes da medida PIEF- Programa Integrado de Edução Formação, constituída maioritariamente por jovens com dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais, comportamentais e adversidade social. Estes jovens e suas famílias apresentam desaf...


Reorganização dos processos logísticos da EFACEC Engenharia

Torres, Nuno Filipe Rabaça Vaz

Tese de mestrado integrado. Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Major Automação). Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2009


Challenges in designing seamless learning scenarios : affective and emotional e...

Otero, Nuno; Milrad, Marcelo; Rogers, Yvonne; Santos, António J.; Veríssimo, Manuela; Torres, Nuno

In this paper, we revisit different theoretical and conceptual issues that have been influencing the design of educational technology artefacts. In particular, we take into consideration recent perspectives in cognitive science that acknowledge the important effects of external representations (ERs) in learning and discuss the challenges regarding the applicability of these ideas in connection to seamless-learn...


Perspectiva do pai acerca do seu envolvimento em famílias nucleares. Associaçõe...

Monteiro, Lígia Maria Santos; Fernandes, Marília; Veríssimo, Manuela; Costa, Inês Pessoa e; Torres, Nuno; Vaughn, Brian E.

O estudo analisou, em 110 famílias nucleares portuguesas, a percepção do pai acerca do seu envolvimento (relativamente ao da mãe) em cinco domínios: Cuidados Directos e Indirectos; Ensino/Disciplina; Brincadeira; Lazer no Exterior. O envolvimento desejado pela mãe e as características individuais da criança (idade, género e temperamento) foram analisados como factores explicativos da participação do pai. Os res...


Vinculação e sistemas de prestação de cuidados em dependentes de substâncias em...

Torres, Nuno; Oliveira, Diogo

Muitos indivíduos dependentes de substâncias têm padrões inseguros de vinculação e receio da intimidade nas suas relações próximas com os pais, os pares e os parceiros íntimos. Entender o papel que a regulação das relações de vinculação e de prestação de cuidados emocionais desempenha nas trajectórias de vida e de tratamento de pessoas dependentes de substâncias é uma área importante para a prevenção, tratament...


Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representaçõe...

Pinhel, Joana; Torres, Nuno; Maia, Joana Branco

Esta investigação comparativa incide sobre a representação de vinculação e problemas de comportamento em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16 crianças vivendo com as suas famílias de origem. Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task (ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas, os ...


Dependência emocional e consumo de substâncias psicoactivas: Um estudo correlac...

Torres, Nuno; Chagas, Tiago; Ribeiro, João Paulo

Investiga-se a relação entre consumo de substâncias e o enviezamento sócio-emocional em atitudes e valores envolvidos nas tomadas de decisão social em grupos de trabalho. Utilizamos um modelo teórico baseado nos trabalhos de Bion e compatível com elaborações recentes de dados das neurociências afectivas e que tenta integrar as noções de défices de processamento emocional e de défices de integração sócio-emocion...


Qualidade da vinculação ao pai e à mãe e o desenvolvimento da amizade recíproca...

Torres, Nuno; Santos, António José; Santos, Orlando

Estudos empíricos demonstraram que as crianças com uma vinculação mais segura com as figuras parentais são mais capazes de co-construir relações significativas com os pares, e que os relacionamentos afiliativos das crianças (em particular as amizades) parecem ter um grande impacto no desenvolvimento social ao longo da vida. Grande parte dos estudos têm-se centrado sobretudo na relação de vinculação com a mãe e ...


Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as compe...

Machado, Paula; Veríssimo, Manuela; Torres, Nuno; Peceguina, Maria Inês Duarte; Santos, António José; Rolão, Teresa

O presente estudo enquadra-se na perspectiva de que o conhecimento das emoções tem efeitos na prontidão e no ajustamento escolar, actuando como mediador entre os factores psicológicos (competências académicas; competências sociais) e os factores proximais (aceitação entre pares). Testaram-se duas hipóteses: (1) o conhecimento das emoções é um factor de mediação na associação entre as competências académicas e a...


13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia