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Autoconceito no pré-escolar: Comparação das autopercepções das crianças e as he...

Autor(es): Custódio, Lara Valente cv logo 1 ; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1605

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário


Descrição
O autoconceito engloba os valores, imagens e perceções que temos em relação a nos próprios, resultando de interações e experiências sociais (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003; Navarro, 2007; Miranda, 2005). O objetivo deste estudo é compreender a relação entre as autoperceções das crianças pré-escolares e as heteroperceções dos pais e educadores. Os instrumentos usados foram a Escala Pictórica de Competências Percebidas e Aceitação Social (EPCPAS) (Harter & Pike, 1984) e um questionário para pais e educadores contemplando as mesmas dimensões. Os participantes constituem um conjunto de 40 crianças com uma média de idades de 5.33 anos, frequentando dois jardins de infância na cidade de Setúbal, oito educadoras e 40 pais. Os resultados demonstram uma forte relação entre as autoperceções das crianças e as heteroperceções dos pais e educadores, sobretudo nas dimensões de Aceitação Social, Competências Físicas e Competências Cognitivas, confirmando a hipótese inicial. Verificou-se, ainda, que as auto e heteroperceções das crianças e adultos significativos são mais elevadas nas dimensões de Competências, especialmente as Competências Cognitivas, sugerindo que em idades precoces atribui-se maior importância às aprendizagens realizadas, descurando outros aspetos sócio-emocionais.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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