Autor(es):
Simões, Joana Vargas
; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1604
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Autoconceito; Motivação; Desempenho
Descrição
O presente estudo tem como objetivos caracterizar o autoconceito e as características
motivacionais, perceber que variáveis estão associadas a diferenças nessas características, bem
como analisar as relações entre o autoconceito e a motivação. Autores como Marsh, Craven e
Debus (1991) ou Mantzicopoulos (2006) referem a importância de conduzir este tipo de
investigações com crianças em idade pré-escolar e início de escolaridade, pois esta fase do
desenvolvimento poderá ser crucial para a formação de um autoconceito positivo. Participaram
nesta pesquisa 57 crianças em início escolaridade. Os instrumentos utilizados foram a Escala de
Autoconceito para crianças de 1º e 2º ano de escolaridade, uma Escala de Motivação para as
Aprendizagens para crianças em início de escolaridade e um Questionário de Avaliação de
Competências Académicas. Os principais resultados confirmaram que os perfis de auto perceções
e motivação, em crianças pequenas, são bastante elevados, ou seja, estas têm uma perceção de si
próprias bastante positiva nas várias áreas do autoconceito e apresentam elevados níveis de
motivação para aprender. Constatámos diferenças tanto no autoconceito como na motivação destas
crianças em função do seu desempenho, tendo-se verificado que os alunos com melhor
desempenho académico diferem, significativamente, dos alunos com pior desempenho.
Confirmou-se também a existência de relações entre o autoconceito e a motivação, identificando
diferenças no autoconceito em função de diferentes níveis motivacionais. Tais diferenças
revelaram que quanto mais positivas são as autoperceções das crianças nos domínio da
Competência e Aceitação de Pares, mais elevado é o seu nível de motivação, quer de maneira
geral, quer em dimensões mais específicas.