Autor(es):
Granjo, Manuel
; Peixoto, Francisco José Brito
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1601
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Descrição
Neste estudo apresenta-se a adaptação da escala“Basic Need Satisfaction at
Work” (BNSW), de Ilardi et al. (1993) para professores. Esta escala é suportada pela Teoria
da Autodeterminação (TAD), um quadro amplo para o estudo da motivação humana e da
personalidade, que releva o facto de as necessidades psicológicas básicas serem inatas e
universais. Para a TAD, a satisfação de três necessidades básicas - autonomia, competência
e relacionamento - constitui um contexto ideal para a expressão das capacidades e
competências pessoais e para a vivência de experiências de autodeterminação (Deci &
Ryan, 2000).
A Escala de Realização Profissional Docente (ERPD), designação por nós adotada, foi
aplicada a 201 professores do ensino privado, de ambos os géneros, diferentes níveis de
ensino, do pré-escolar ao secundário e em diferentes fases da carreira profissional.
No presente estudo foram testados dois modelos. O modelo 1 que respeita a estrutura da
escala original (BNSW), constituída por três dimensões e 21 itens: autonomia (7),
competência (6), relacionamento (8). Ao segundo modelo foi acrescentada a dimensão
interesse/prazer (6 itens), autoretrato da motivação intrínseca, que foi retirada do Intrinsic
Motivation Inventory (IMI), de McAuley, Duncan e Tammen (1989), perfazendo um total
de quatro dimensões e 27 itens.
Os dados foram submetidos a uma análise fatorial exploratória seguida de uma análise
fatorial confirmatória. Os resultados obtidos revelaram-se bastante satisfatórios, com a
escala a comportar-se de acordo com a estrutura esperada. A análise da consistência interna
revelou uma fiabilidade bastante satisfatória.