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Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da in...

Autor(es): Diniz, Antonio Augusto Pinto Moreira cv logo 1 ; Almeida, Leandro da Silva cv logo 2

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/154

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Adaptação à universidade; Estudantes do primeiro ano; Relacionamento com pares; Bem-estar pessoal; Equilíbrio emocional


Descrição
Neste artigo apresentamos o teste de um modelo estrutural completo não-recursivo que representa a interacção entre o relacionamento com pares (RI), o equilíbrio emocional (EE) e o bem-estar pessoal (B-E) em estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os constructos foram operacionalizados através da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES: Diniz & Almeida, 2005), a qual foi aplicada no primeiro semestre e no final do segundo semestre aos participantes voluntários no estudo (N=283). O teste de identidade do modelo (LISREL8-SIMPLIS) permitiu verificar ele era plausível para descrever o fenómeno em análise. Porém, a degradação da adequabilidade do ajustamento do modelo da primeira para a segunda avaliação remeteu para o facto as dimensões psicológicas avaliadas acabarem por sofrer alterações relevantes com a progressiva adaptação dos alunos ao Ensino Superior. Ocorreu uma mudança de processo revelada pelas alterações substantivas no modelo. Verificou-se que a importância inicial do RI é mitigada no final do segundo semestre, tornando-se o EE mais importante. Este resultado indica a desejabilidade de delineamento de estratégias diferenciadas de intervenção junto dos estudantes neste período de tempo.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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