Autor(es):
Pipa, Joana
; Peixoto, Francisco José Brito
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1225
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Descrição
O presente estudo reflecte os resultados obtidos na adaptação da escala de
autoconceito artístico para adolescentes de Vispoel (1993). Partimos de uma
abordagem que define o autoconceito como um constructo multidimensional,
sendo um reflexo das várias facetas da vida dos sujeitos, que tanto os
identifica como os diferencia. Assim, torna-se pertinente o desenvolvimento
de instrumentos de medida para dimensões específicas do autoconceito,
nomeadamente no que respeita à componente artística, traduzindo a existência
de uma percepção artística integrada na estrutura do autoconceito. Deste
modo, o objectivo do presente estudo foi adaptar a escala de autoconceito
artístico de Vispoel (1993) para aplicação com adolescentes portugueses.
Responderam à escala de autoconceito artístico 226 sujeitos do 10º e 11º
anos, representando um universo escolar diversificado que contemplou
estudantes de música, dança, artes visuais e do ensino regular. A escala de
autoconceito artístico de Vispoel é constituída por 40 itens agrupados em 4
dimensões: Música, Artes Visuais, Dança e Representação. Os dados foram
analisados do ponto de vista da validade interna, com o recurso a análises
factoriais exploratórias e confirmatórias, e da fidedignidade, através da
análise da consistência interna. A análise factorial exploratória revelou
resultados satisfatórios tendo-se agrupado claramente os itens nas 4
dimensões sugeridas: música, dança, artes visuais e representação. A
totalidade dos factores explica 62,92% da variância total. Os resultados da
consistência interna revelaram igualmente uma fiabilidade bastante
satisfatória (entre α=.93 e α= .94). Foi posteriormente realizada uma análise
factorial confirmatória, contemplando os dados de 203 alunos. O modelo
testado revelou um ajustamento aceitável.