Author(s):
Martins, Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/1109
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Psicologia educacional; Educational psychology
Description
Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada, Área de especialidade Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário O presente estudo tem como objectivos verificar de que forma dois programas de
escrita inventada com crianças pré-silábicas conduzem a uma evolução das suas escritas
inventadas, concretamente, à fonetização dessas escritas e descrever as interacções
desenvolvidas entre o experimentador e as crianças durante as sessões dos programas de
escrita, de forma a compreender os momentos evolutivos e os processos implicados nessa
evolução.
Os participantes são 56 crianças de 5 anos, divididas por dois grupos experimentais e
um grupo de controlo. A sua idade, inteligência, conhecimento das letras e consciência
fonológica foram controlados.
Nos pré- e pós-testes, as escritas inventadas das crianças foram avaliadas através de
pseudopalavras que continham os fonemas fricativos e oclusivos trabalhados durante os
programas, bem como outros fonemas fricativos e oclusivos não trabalhados. Estas
consoantes apareciam em posição inicial e final nas diferentes pseudopalavras. Entre os dois
momentos, G1 trabalhou as correspondências grafo-fonológicas de fonemas fricativos surdos
e G2 trabalhou as de fonemas oclusivos surdos. Em cada uma das quatro sessões dos
programas de intervenção cada criança era convidada a escrever doze palavras começadas
pelas consoantes trabalhadas, a comparar a sua escrita com escritas mais avançadas, a avaliar
qual a melhor e a justificar a sua escolha. Pretendia-se criar um conflito cognitivo que levasse
as crianças a pensar sobre os sons das palavras, sobre as letras e sobre as relações entre eles.
Os objectivos específicos são: comparar os progressos na escrita entre os participantes
dos dois grupos experimentais, comparar as diferenças entre os dois grupos na capacidade de
generalizar os procedimentos de fonetização a consoantes não trabalhadas e a sua capacidade
de as fonetizar quando aparecem em posição final. Os resultados mostram que a escrita das
crianças de ambos os grupos experimentais evoluiu mais do que a escrita das crianças do
grupo de controlo, sem diferenças significativas entre os dois grupos experimentais. Nos dois
grupos experimentais os participantes foram capazes de fonetizar as consoantes trabalhadas e
não trabalhadas e foram capazes de fonetizar as consoantes em posição final. No entanto,
verificaram-se diferenças significativas relativamente às fricativas, com melhores resultados
na fonetização da consoante inicial.
A análise das interacções entre experimentador e as crianças revelou que o tipo de
intervenção do experimentador foi condicionado pelas respostas das crianças, levando a dois
tipos de intervenção: o primeiro levou as crianças a pensar nas letras usadas na escrita de
confronto, e o segundo levou as crianças a pesarem sobretudo nas letras que os próprios
tinham usado e na sua relação com o som da sílaba inicial das palavras ditadas. Este último
tipo de intervenção, considerado mais explícito, facilitou a evolução das escritas as crianças. ---------- ABSTRACT --------- Our aims were to verify how two invented spelling programmes, intended to lead presyllabic
children to think about the graphic-phonetic correspondences of several consonants,
contributes to the evolution of their invented spelling, namely to the phonetization of their
writing, and to analyse child/adult interactions during the invented spelling programmes and
to understand how they contribute to spelling development.
The participants were 56 five-year-old children divided into three groups – two
experimental groups and a control group. Their age, intelligence, knowledge of letters and
phonological awareness were controlled.
In a pre-test and a post-test, children’s spellings were evaluated using pseudo-words
that contained the fricative and stop consonants worked during the programmes, as well as
other fricatives and stop consonants that were not worked during the programmes. These
consonants appeared in initial and in final position of the different pseudo-words. In between,
G1 worked the grapho-phonetic correspondences of voiceless fricatives and G2 the graphophonetic
correspondences of voiceless stop consonants. The intervention programmes were
organised in four sessions. In each session, the child was invited to write twelve words
beginning with the target consonants, to compare his/her own writing with more advanced
ones, to evaluate which one was better and to justify his/her choice.
Our specific aims were: to compare the progresses in writing of the members of the 2
experimental groups; to compare the differences between both groups in the ability to
generalize the phonetization procedures to non worked grapho-phonetic correspondences and
to compare their ability to correctly spell the consonants when they appeared in final position.
The results show that the writing programmes were effective: both experimental groups
achieved greater progress in writing than the control group. There were no statistically
significant differences between the two experimental groups. In the two experimental groups
participants were able to correctly spell the worked and the non worked consonants and the
consonants in final position. However, there were statistically significant differences between
the spellings in final position regarding fricatives, with better results in the phonetization of
the consonants in initial position.
The analysis of the child/adult interactions revealed that two types of feedback were
used by the experimenter, influenced by the children’s answers: some children were lead to
consider only the letters used in the more sophisticated spelling while others were lead to
consider the letters they had used and their relation with the sound of the initial syllable of the
dictated word. The latter feedback can be considered as a more explicit feedback than the
former, promoting the development of children’s invented spellings.