Autor(es):
Simões, Celeste
; Matos, Margarida Gaspar de
; Ferreira, Mafalda
; Tomé, Gina
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/1098
Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Assunto(s): Adolescência; Necessidades educativas especiais; Resiliência; Risco; Saúde; Adolescence; Health; Resilience; Risk; Special educational needs
Descrição
Ao longo da nossa vida todos somos confrontados com múltiplos riscos
e desafios que ameaçam o nosso bem-estar. A adolescência, pelas suas características
especiais, é uma fase onde alguns desses riscos e desafios adquirem uma dimensão
significativa. Alguns adolescentes, nomeadamente aqueles com necessidades
educativas especiais (NEE), poderão ter de enfrentar riscos e desafios acrescidos
devido às suas limitações que, por sua vez, num ambiente com barreiras físicas e
atitudinais poderão restringir a participação destes adolescentes nas mais diversas
áreas da vida. O projecto “Risco e Resiliência em Adolescentes com Necessidades
Educativas Especiais” teve como objectivos conhecer os comportamentos e estilos de
vida dos adolescentes com necessidades educativas especiais, e desenvolver um
programa de promoção da saúde e resiliência direccionado para pais, professores e
outros técnicos. Pretendeu-se assim contribuir para o desenvolvimento teórico,
conceptual e metodológico em áreas de pesquisa dos comportamentos relacionados
com a saúde, bem-estar e resiliência nos adolescentes com NEE. Ao longo deste
artigo são apresentados as diversas etapas do projecto bem como os resultados obtidos
em cada uma delas. ------ ABSTRACT ------ During our life everyone has to deal with several risks and challenges
that threat our well-being.Adolescence, due to its special features, is a stage where some
of these risks and challenges gain an important dimension. Some adolescents, namely the
adolescents with special educational needs (SEN), may have to face additional risks and
challenges due to their limitations that in turn, in an environment with barriers, can
restrict their participation in society and compromise positive development in several life
arenas. The project “Risk and Resilience in Adolescents with Special Educational
Needs”, aims to gain knowledge about adolescents with special educational needs
behaviours and life styles, and also develop an intervention program focus on health and
resilience promotion for parents, teachers and other technicians. It was proposed to
contribute to the theoretical, conceptual and methodological development in research
areas related to health behaviour, well-being and resilience in adolescents with SEN. In this article the several stages of the project are presented as well as the results obtains in each of these stages.