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Grupo de pares, comportamentos de risco e a saúde dos adolescentes portugueses

Tomé, Gina Maria Quinás

Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade Educação para a Saúde ; O grupo de pares tem sido identificado como um dos contextos mais importantes para os adolescentes. O presente trabalho tem como objectivo compreender como o grupo de pares influencia os comportamentos de risco e de saúde dos adolescentes portugueses e identificar quais são as variáveis que mais contribuem para essa influencia. Para at...

Data: 2011   |   Origem: Repositório da UTL

Risco e resiliência em adolescentes com necessidades educativas especiais: Dese...

Simões, Celeste; Matos, Margarida Gaspar de; Ferreira, Mafalda; Tomé, Gina

Ao longo da nossa vida todos somos confrontados com múltiplos riscos e desafios que ameaçam o nosso bem-estar. A adolescência, pelas suas características especiais, é uma fase onde alguns desses riscos e desafios adquirem uma dimensão significativa. Alguns adolescentes, nomeadamente aqueles com necessidades educativas especiais (NEE), poderão ter de enfrentar riscos e desafios acrescidos devido às suas limitaçõ...


Violência entre pares no contexto escolar em Portugal, nos últimos 10 anos

Matos, Margarida; Simões, Celeste; Gaspar, Tânia; Ferreira, Mafalda; Tomé, Gina; Gonçalves, Sónia; Reis, Marta; Camacho, Inês

O objectivo do presente artigo é caracterizar bullying/provocação nos jovens Portugueses e os diferentes tipo de vitimas e agressores, assim como comportamentos e as competências associadas. São apresentados os resultados do estudo internacional em colaboração com a OMS, Health Behavior School Aged Children ao longo de três estudos 1998; 2002 e 2006 (Matos et al., 2001, 2003, 2006). É apresentada a comparação d...


Ansiedade e coping em crianças e adolescentes: Diferenças relacionadas com a id...

Borges, Ana Inês; Manso, Dina Susana; Tomé, Gina; Matos, Margarida Gaspar de

As relações entre a ansiedade e as estratégias de coping e as diferenças destes constructos em função do género e da idade foram estudadas numa amostra de 916 crianças e adolescentes, estudantes de escolas de diversos concelhos do país, com uma média de idades de 14,4 anos (DP=2,62), dos quais 45,7% pertenciam ao género masculino e 54,3% ao género feminino. As medidas de avaliação utilizadas para operacionaliza...


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