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Envelhecimento e funcionamento cognitivo: o papel da escolaridade e profissão

Autor(es): Espirito-Santo, Helena cv logo 1 ; Falcão, Daniel cv logo 2 ; Matreno, Joana cv logo 3 ; Fermino, Simon cv logo 4 ; Guadalupe, Sónia cv logo 5

Data: 2012

Origem: Repositório Aberto do Instituto Superior Miguel Torga

Assunto(s): envelhecimento; funcionamento cognitivo; escolaridade


Descrição
Inquirimos 558 idosos institucionalizados para analisar a influência do nível educacional e da profissão no funcionamento cognitivo global, amnésico, atencional, linguístico e executivo. Os idosos escolarizados pontuaram significativamente mais alto em todas as funções cognitivas. Os idosos com profissões intelectuais tiveram também medias mais altas em todas as funções cognitivas, exceto na atenção e nas funções executivas. Houve diferenças significativas entre idosos com escolaridade-­‐profissões intelectuais, idosos com escolaridade---profissões manuais e idosos sem escolaridade-­‐profissões manuais em todas as funções cognitivas, exceto na atenção. Conclui-­‐se que a escolaridade tem um papel no envelhecimento cognitivo dependente da profissão que a pessoa exerceu ao longo da vida. As profissões que estimulam intelectualmente protegem contra o declínio das funções cognitivas vulneráveis ao envelhecimento cerebral.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
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