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Envelhecimento e funcionamento cognitivo: o papel da escolaridade e profissão

Espirito-Santo, Helena; Falcão, Daniel; Matreno, Joana; Fermino, Simon; Guadalupe, Sónia

Inquirimos 558 idosos institucionalizados para analisar a influência do nível educacional e da profissão no funcionamento cognitivo global, amnésico, atencional, linguístico e executivo. Os idosos escolarizados pontuaram significativamente mais alto em todas as funções cognitivas. Os idosos com profissões intelectuais tiveram também medias mais altas em todas as funções cognitivas, exceto na atenção e nas funçõ...


Diferenças sintomáticas, neuropsicológicas e sociodemográficas entre idosos com...

Espirito-Santo, Helena; Fermino, Simon; Matreno, Joana; Daniel, Fernanda; Pena, Inês; Maia, Susana; Gonçalves, Ana Rita; Marques, Mariana

Envelhecer tende a envolver problemas como a depressão e perdas cognitivas. É nesta fase tardia da vida que o idoso pode adquirir a noção de incapacidade e limitação (Aalten et al., 2008; Fontaine, 2000; Marchand, 2001; Rosenberg et al., 2010; Rosness Barca y Engedal, 2010), noção que pode ser maior com as sucessivas alterações causadas pela demência (Rasking, 1998), e que pode implicar um risco acrescido de de...


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