Document details

Que sociologia na formação de professores?

Author(s): Benavente, Ana cv logo 1

Date: 1989

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/971

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Sociologia; Educação; Formação de professores; Mudança; Sociology; Education; Teacher training; Change


Description
Com base na análise de inquéritos e entrevistas a professores do Ensino Primário formados após 1974, este texto equaciona e interroga o papel da sociologia da educação na formação de professores para a mudança. Sob que condições pode o conhecimento sociológico ser facilitador da construção de novas práticas pedagógicas na escola primária? Que conteúdos e que abordagens metodológicas evitarão a criação de novos bloqueios à acção dos professores? Based in the analysis of the responses to questionnaires and interviews given from primary school teachers graduated since 1974, this paper discussed the role of sociology of education in their formation towards changing. In what conditions can sociological knowledge facilitate the construction of new pedagogical practices in primary school? What content and what methodological orientations can prevent new blockages to actions of teachers? A partir de l"analyse d"enquêtes et interviews à des instituteurs formés après 1974 au Portugal, on interroge le rôle de la sociologie de l"éducation dans la formation vers le changement. Sous quelles conditions, la connaissance sociologique peut-elle faciliter la construction de nouvelles pratiques à l"école primaire? Quels contenus et quelles approches méthodologiques pourront éviter la création de nouveaux blocages à l"action des instituteurs? Basándose en el análisis de encuestas y entrevistas a profesores de la Enseñanza Primaria formados después de 1974, este texto ecuaciona y interroga cuál es el papel de la sociología de la educación en la formación de profesores para el cambio. Bajó que condiciones puede el conocimiento sociológico ser facilitador de la construcción de nuevas prácticas pedagógicas en la escuela primaria? Qué contenidos y que abordajes metodológicas evitarán la creación de nuevos bloqueos a la acción de los profesores.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU