Em Portugal os direitos de cidadania constituem um problema, nomeadamente ao nível das práticas que os consagram. São muitos os exemplos quotidianos de abusos e passividades, de assimetrias e resignações, de alheamentos, de alguma reivindicação e pouca conquista. Sabendo que é nas dinâmicas conflituais que se vai construindo a democracia e sabendo que, entre nós, os sinais são de prepotência (do Estado) e de co...
Inexistente
A investigação-ação pode ser entendida como uma estratégia de animação institucional e pedagógica, uma estratégia de formação e transformação. Qual o seu interesse no conhecimento da complexidade da realidade social e educativa? Que produção de conhecimento permite esta metodologia de pesquisa? Que exigências e dificuldades teóricas, que obstáculos institucionais e interpessoais suscita? Com base no trabalho r...
Com base na análise de inquéritos e entrevistas a professores do Ensino Primário formados após 1974, este texto equaciona e interroga o papel da sociologia da educação na formação de professores para a mudança. Sob que condições pode o conhecimento sociológico ser facilitador da construção de novas práticas pedagógicas na escola primária? Que conteúdos e que abordagens metodológicas evitarão a criação de novos ...
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