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Os programas e os manuais de língua portuguesa em Cabo Verde – compromisso entr...

Autor(es): Teixeira, Madalena cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/7543

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Manuais escolares; Escrita; Programa de português; Cabo Verde; Qualidade; Quantidade


Descrição
Um dos pontos em que se pode averiguar o compromisso entre qualidade e quantidade de um sistema educativo é na sustentabilidade educativa de um país. Por isso, quisemos averiguar se há articulação entre textos reguladores da prática pedagógica. A dinâmica de um qualquer sistema de educação passa pela criação de condições de sustentabilidade educativa que se encontra alicerçada em Programas Curriculares, Manuais e outros documentos reguladores da prática letiva. Todavia, nem sempre estes “textos” se encontram articulados, culminando no registo de insuficiências, nomeadamente no desenvolvimento de competências de escrita. Com efeito, em nosso entender, este é um dos pontos em que se pode averiguar o compromisso entre a quantidade e a qualidade, na medida em que há países africanos que têm um programa e um único manual, para cada ano de escolaridade, como é o caso de Cabo Verde. Os resultados deste estudo apontam para o possível comprometimento da qualidade do ensino (e consequentemente a aprendizagem), em virtude de existir um único manual, por ano de escolaridade, para todo o país.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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