Encontrados 18 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Os programas e os manuais de língua portuguesa em Cabo Verde – compromisso entr...

Teixeira, Madalena

Um dos pontos em que se pode averiguar o compromisso entre qualidade e quantidade de um sistema educativo é na sustentabilidade educativa de um país. Por isso, quisemos averiguar se há articulação entre textos reguladores da prática pedagógica. A dinâmica de um qualquer sistema de educação passa pela criação de condições de sustentabilidade educativa que se encontra alicerçada em Programas Curriculares, Manuais...

Data: 2014   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Bullying - problemática(s) de tradução

Teixeira, Madalena; Instituto Politécnico de Santarém – ESE; Universidade de Lisboa – CEAUL e CAPLE

Partindo da análise da unidade lexical “bullying”, pretendemos encetar uma breve explanação dos problemas inerentes ao acto de traduzir. Tomamos, assim, numa primeira fase do texto, os contornos significativos que determinadas unidades linguísticas podem assumir no domínio da língua. Posteriormente, problematizaremos o próprio acto de traduzir, na medida em que as supostas incorrecções presentes num texto tradu...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Os SMS em alunos do 2º e do 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos le...

Teixeira, Madalena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Universidade de Lisboa – CEAUL

O artigo que se apresenta tem por objectivo analisar sms de alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, procurando averiguar em que medida os seus registos escritos se distanciam, em termos lexicais e ortográficos, dos registos normativizados por dicionários e gramáticas. Para identificar essas alterações, irá adoptar-se uma metodologia de tipo etnográfico, tendo por base um estudo de caso, em que...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objetivos e c...

Teixeira, Madalena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Universidade de Lisboa – CEAUL/CAPLE

O número da revista que agora se apresenta surge no âmbito do projeto internacional que detém o mesmo nome O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos (ELPBP), cuja dupla coordenação – portuguesa e brasileira – potenciou, e continuará a potenciar, a partilha de ideias, a troca de experiências e a discussão entre dois países nativos de língua portuguesa.

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Representações sociais do bom professor de português

Mendes, Inês Ferreira; Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

A maioria dos estudos disponíveis sobre o ensino do Português não toma a figura do respectivo professor como objecto principal de reflexão e de análise. Partindo da premissa de que há uma relação estreita entre qualidade docente e resultados escolares, a par de evidências como os níveis de iliteracia dos alunos, justifica-se uma investigação sobre como poderá ser “bom professor de Português”, que contribua para...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Abordagens relevantes para o ensino da escrita – do papel ao digital

Teixeira, Madalena; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Universidade de Lisboa – CEAUL

Em nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitand...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Dos Museus do Vaticano aos Parques de Museus

Teixeira, Madalena Braz

A presente comunicação trata da análise conceptual de sete realidades museais que me pareceram constituir exemplos históricos susceptíveis de trazer contributos para o entendimento do Parque de Museus do Lumiar. Assim, dá-se início a esta apresentação com a descrição de casos bem conhecidos de entidades que se constituíram como complexos aglutinadores de instituições museológicas plurais situadas numa unidade t...



Representações sociais do bom professor de português

Mendes, Inês; Teixeira, Madalena

A maioria dos estudos disponíveis sobre o ensino do Português não toma a figura do respectivo professor como objecto principal de reflexão e de análise. Partindo da premissa de que há uma relação estreita entre qualidade docente e resultados escolares, a par de evidências como os níveis de iliteracia dos alunos, justifica-se uma investigação sobre como poderá ser “bom professor de Português”, que contribua para...


Abordagens relevantes para o ensino da escrita - do papel ao digital

Teixeira, Madalena; Novo, Cristina; Neves, Elisabete

Em nota introdutória apresentamos a evolução da pedagogia da escrita em três abordagens distintas: a abordagem tradicional ou da transcrição, a que privilegia o domínio da oralidade ou pedagogia de transcodificação e finalmente, uma abordagem assente na reescrita. Para suportar a nossa perspectiva, servimo-nos dos contributos referenciados a partir do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), explicitand...


18 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia