Autor(es):
Correia, Maria Clara Luxo
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/6718
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Desporto; Retalho; Gestores comerciais e competências; Retail; Sports; Store managers and skills
Descrição
Dissertação de Mestrado em Marketing A actividade de comércio a retalho apresenta actualmente grandes desafios, de entre os
quais se destacam a liderança e a motivação de equipas comerciais, assumindo assim os
gestores um papel fundamental nas lojas.
A dissertação que ora se apresenta tem como tema o retalho e, de um modo mais
concreto, o retalho especializado, e tem como objectivo avaliar de que forma as
competências adquiridas na prática desportiva federada influenciam o desempenho dos
gestores comerciais no retalho. Para tal, realizámos um inquérito a gestores comerciais
com passado/presente de prática desportiva federada, que exercem a sua actividade
profissional nas empresas Decathlon, Media Markt e Leroy Merlin. Como forma de
enriquecer o nosso trabalho, entrevistámos também um conjunto de estudiosos do
desporto, treinadores e ex-atletas, que nos ajudaram a interpretar os dados obtidos
através do inquérito. Na revisão de literatura, estudámos o desporto, o retalho e um
conjunto de conceitos que ajudam a melhor compreender quais as competências que se
podem adquirir na prática desportiva federada e o modo como estas podem influenciar
o desempenho dos líderes de equipa no retalho.
Da análise feita, concluímos que a maioria dos inquiridos consideram que o seu
passado/presente de prática desportiva federada tem influência no seu desempenho
profissional e que, de entre as competências adquiridas na prática desportiva, a
liderança assume um papel fundamental.
Por fim, consideramos que esta investigação pode também abrir caminhos para novos
desenvolvimentos, nomeadamente no que respeita à análise dos resultados económicos
alcançados pelas equipas lideradas por gestores comerciais com passado/presente de
prática desportiva federada. Nowadays, retail activity presents big challenges, such as, in particular, leadership and
sales teams’ motivation, with store managers playing a fundamental role in the shops.
The subject of the present dissertation is retail and, more specifically, specialized retail,
and its aim is to evaluate how skills acquired through the practice of sport influence
store managers’ performance. For that purpose, we have carried out a survey of store
managers who practice/practiced sport at competition level and who work for
Decathlon, Media Markt and Leroy Merlin. In order to enrich our work, we have also
interviewed some experts in the field of sports, coaches and former athletes who helped
us analyse data collected from the survey. Through the literature review, we have
studied sports, retail and a set of concepts that contribute to a better understanding of
which skills can be fostered by sports (at competition level) and how they can influence
team leaders’ performance.
We concluded that the majority of store managers consider that their past/present sport
practice influences their professional performance and that leadership is the most
important skill they have learned as athletes.
Finally, we consider that this research can pave the way for new research initiatives,
such as, for instance, studying the economic results achieved by teams whose leaders
practice/practiced sports at competition level.