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Globalização e Currículo: Atores e Processos. Um Estudo Exploratório na Guiné-B...

Autor(es): Silva, Rui da cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/6041

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Globalização; Guiné-Bissau; Agendas globalmente estruturadas


Descrição
Os sistemas educativos possuem um grande potencial para explorar as questões inerentes à(s) globalização(ões), tendo esta(s) ao longo do tempo vindo a influenciar a educação e o currículo a vários níveis, contribuindo para a criação de paradoxos e tensões e para a crescente importância que vem sendo dada à educação. Esta comunicação pretende inferir em que medida agendas globalmente estruturadas interferem/influenciam as decisões curriculares a nível nacional na área da educação, tendo como foco a Guiné-Bissau. Para tal, recorre-se a um corpus documental, para a realização de análise de conteúdo de dados invocados de forma a colocar em evidência o conteúdo manifesto. São também utilizadas notas de campo, recolhidas no período de setembro de 2009 a julho de 2011. Over time, national school systems have great potential for exploring globalisation questions, which have come to influence education and curriculum at various levels and have contributed to the creation of paradoxes and tensions and to the growing importance of education. This paper explores to what extent globally structured education agendas interfere with or influence curriculum decisions at the national level in developing countries. It focuses on Guinea-Bissau, a peripheral country on the world stage. We used content analysis of a corpus of documents to demonstrate manifest and latent content. The study also draws on field notes collected from September 2009 to July 2011.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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