Document details

Kit “Energia, Ambiente e Sustentabilidade”, uma Proposta para a Promoção da Edu...

Author(s): Oliveira, Joana cv logo 1 ; Lanceros-Méndez, Senentxu cv logo 2 ; Neves, Luísa cv logo 3 ; Santos, Júlio Gonçalves dos cv logo 4

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/6029

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Educação científica; Guiné-Bissau; Kit científico- -pedagógico; Energia; Ambiente; Sustentabilidade; Scientific education; Guinea-Bissau; Scientific-pedagogical ki; Energy; Environment; Sustainability


Description
A educação científica encontra-se profundamente intrincada nas dimensões económica, ambiental e social do desenvolvimento. As ações a desenvolver devem visar a formação de cientistas, técnicos e cidadãos esclarecidos e comprometidos com formas de viver e pensar sustentáveis. No entanto, o que se verifica em muitos países africanos, nomeadamente na Guiné-Bissau, é que o ensino das ciências se baseia na memorização de uma ciência culturalmente desenraizada, onde o trabalho prático com resolução de problemas é escasso, não se traduzindo em contributos sociais significativos. Tendo em conta esses pressupostos, foi desenvolvida uma proposta de um kit científico-pedagógico para o estudo da utilização local dos recursos energéticos baseado no aproveitamento do conhecimento local como estratégia de ensino, aprendizagem e desenvolvimento sustentável. Scientific education is deeply involved in economic, environmental and social development. All action taken in this regard should aim at training scientists and technicians, but above all informed, committed citizens who can manage their daily lives better. However, in many African countries, as in Guinea-Bissau, scientific education is based on memorisation of an acultural science, where practical exercises and problem solving are scarce. Science education does not therefore have an impact on social change. In view of this situation, we have developed a proposal for a pedagogical scientific kit based on a study of local use of energy resources as a strategy for teaching, learning and sustainable development.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU