Author(s):
Santos, Nuno Miguel Fortes Fonseca
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5914
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Comportamento do consumidor online; Comércio electrónico; Privacy; Privacidade; Online consumer behavior; E-Commerce; E-Marketing
Description
Tese submetida para obtenção do grau de Doutor em Gestão, especialidade em Marketing / JEL: M31 – Marketing; L81 – Retail and Wholesale Trade; e-Commerce. Este estudo tem como objectivo principal analisar a forma como a preocupação com a
privacidade da informação pessoal na Internet exerce o seu impacto na intenção do
consumidor realizar compras online. A partir de uma revisão da literatura de referência
nas áreas da privacidade, da confiança, do risco e dos modelos de comportamento do
consumidor, com especial incidência no contexto online, foi construído um modelo de
investigação que estabelece que a preocupação com a privacidade exerce o seu efeito na
intenção de comprar online, por intermédio da sua ligação ao modelo da confiança-risco,
à teoria do comportamento planeado e ao modelo de adopção de tecnologia.
Com o intuito de validar o modelo de investigação, foi realizado um estudo empírico que
incluiu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online aplicado a uma
amostra de 900 utilizadores portugueses da Internet, sendo o tratamento estatístico
ancorado na análise de equações estruturais.
Os principais resultados evidenciam que a preocupação com a privacidade na Internet
exerce o seu efeito em diversas crenças sobre a utilização do comércio electrónico. Este
efeito é negativo na confiança, na utilidade percebida, na facilidade de utilização
percebida e no controlo do comportamento percebido, sendo positivo no risco percebido.
Por sua vez, as três primeiras crenças, de uma forma positiva, e o risco percebido, de uma
forma negativa, têm uma influência sobre a atitude em relação à utilização do comércio
electrónico. A intenção de utilizar o comércio electrónico, enquanto principal variável
explicada do modelo, sofre o impacto positivo da utilidade percebida, do controlo do
comportamento percebido e da atitude. Finalmente, através da análise multi-grupos,
foram produzidas evidências empíricas dos efeitos moderadores de algumas variáveis
sócio-demográficas e referentes à experiência na utilização da Internet nas relações
estruturais do modelo. Trata-se de um contributo empresarial relevante, na medida em que
os resultados abrem as portas a uma abordagem de segmentação, da qual deverão decorrer
estratégias e acções concretas adequadas aos diferentes perfis de clientes. This study aims to examine how personal information privacy concern on the Internet
exerts its impact on consumer intention to shop online. From a literature review in the
fields of privacy, trust, risk and consumer behaviour models, mainly in the online context,
we built a research model which states that privacy concern exerts its effect on intention
to buy online, through its connection to the trust-risk model, the theory of planned
behaviour and the technology acceptance model.
In order to validate the research model, we conducted an empirical study which included
the collection of primary data from an online questionnaire administered to a sample of
900 Portuguese Internet users. The statistical analysis was anchored on structural equation
modelling.
The main results show that privacy concern on the Internet exerts its effect on several
beliefs about the use of e-commerce. This effect is negative on trust, perceived usefulness,
perceived ease of use and perceived behavioural control, being positive on perceived risk.
In turn, the first three beliefs in a positive way, and the perceived risk in a negative way,
have an influence on the attitude towards the use of e-commerce. Intention to use ecommerce,
which is the main explained variable of the model, suffers the positive impact
of perceived usefulness, perceived behavioural control and attitude. Finally, through
multiple group analysis, we produced empirical evidences of the moderating effects of
some socio-demographic variables and Internet experience variables on the structural
relations of the model. This is an important business contribution to the extent that the
findings allow a segmentation approach, which should lead to strategies and actions for different customer profiles.