Author(s):
Marçal, Bruno
; Amante, Maria João
; Segurado, Teresa
; Santos, Denise
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5570
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): Ensino superior; Bibliotecas universitárias; Recursos de informação; Cidadania; Inclusão; Alunos com Necessidades Educativas Especiais; Higher education; Academic libraries; Information resources; Citizenship; Inclusion; Special Education Needs Students
Description
A presente comunicação tem como principal objetivo partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do apoio a utilizadores com Necessidade Educativas Especiais - NEE, contribuindo deste modo para o respeito do princípio da equidade entre todos os estudantes, com especial enfoque para as ações promovidas pela sua Biblioteca tanto a nível individual como em estreita colaboração com parceiros internos e externos à própria instituição.
É de salientar que a crescente integração de estudantes com deficiências no ensino regular, faz com que a sua afluência às universidades se verifique cada vez mais em maior número. Ao serem criadas estruturas de apoio, contribui-se para a satisfação e motivação dos alunos e para a promoção do sucesso escolar não só ao nível da formação inicial mas também no prosseguimento de estudos. O contexto académico e de socialização promovidos pelo ISCTE-IUL têm contribuído decisivamente para a plena integração destes alunos na sociedade em geral como cidadãos de plenos direitos e num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Pretende-se assim, facilitar e assegurar a autonomia e independência dos utilizadores e adequar em termos de usabilidade e de acessibilidade o acesso à informação nos mais variados suportes. Neste domínio as Bibliotecas Universitárias podem e devem assumir um papel de destaque apostando na modernização e na inovação, procurando dar resposta aos desafios apresentados, com um impacto direto na vida dos alunos com NEE, na imagem projetada para a sociedade civil e para a comunidade académica em geral.
Entre inúmeras iniciativas levadas a cabo neste domínio podemos salientar a criação de uma sala com equipamento destinado a alunos e utilizadores em geral com NEE e que simultaneamente alberga recursos que permitem a visualização de conteúdos multimédia. Um espaço com estas características é particularmente importante quando se pretende a implementação de contextos de inclusão e de partilha.
Foram igualmente adquiridos equipamentos e softwares que permitem aos utilizadores o acesso à informação em todo o campus universitário quebrando barreiras físicas e psicológicas, assegurando o seu conforto e o pleno acompanhamento de todas as atividades letivas. This work aims to share ISCTE-IUL experience and work developed in the field of Special
Education Needs Users support. Through this work we respect the equity principle among all
the students, with special emphasis on the activities promoted by the Library either on an
individual basis either in collaboration with internal and external partners.
We should underline that the increasing integration of special education needs students on
regular education systems contributes to a higher presence of these students in the
Universities. The creation and implementation of support structures correlates with the
overall students’ satisfaction and motivation and also with the promotion of academic success
not only at a graduate level but also on a lifelong learning perspective. The ISCTE-IUL academic
and sociability environment will contribute to the society’s full integration of these students as
citizens and also in a more competitive labor market.
At ISCTE-IUL we intend to facilitate and assure users autonomy and independence and also to
adapt the access to information in all kinds of supports, either in terms of usability or
accessibility. In this field, academic libraries may and should distinguish themselves by
assuming a leadership role in the field of modernization and innovation, and answering to all
the challenges, namely to those that impact on special needs education students.
Among several actions carried out in this field, we consider adequate to underline the creation
of a study room with equipment targeted to special education needs students. In this study
room it is also allowed to have access to multimedia information resources. At ISCTE-IUL the
implementation of a room with the above mentioned characteristics corresponds to our belief
that this is the way we should follow in order to implement inclusion and sharing.
We also acquired the necessary equipment and software in order to allow the users a full
access, throughout all the campus, to all the information resources, breaking physical and
psychological obstacles and assuring full capabilities to these users in order to follow all
academic activities.