Author(s):
Mateus, Sandra
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/5001
Origin: Repositório do ISCTE-IUL
Subject(s): categorização; classificação; descendentes de imigrantes; segunda geração; etnicidade; classification; categorisation; second generation; children of immigrants; ethnicity
Description
A utilização de categorias no conhecimento científico não é linear nem isenta de dilemas. Construir conhecimento sobre os jovens descendentes de imigrantes implica, por isso, em primeiro lugar, explicitar o processo de categorização que subentende, percorrendo as suas implicações e explicações. A definição de categorias com base étnica não é uma mera operação técnica, e é influenciada por ideologias, conceções políticas e perspetivas locais. Desenvolve-se, neste paper, uma reflexão teórica em torno dos processos de categorização em geral, e dos processos de categorização dos descendentes de imigrantes em particular, procurando compreender algumas das suas tendências, variações, dilemas e limites. Conclui-se pela necessidade de problematização, clarificação, e validação – no sentido de compreensão, contextualização e legitimação – prévia das categorias utilizadas na análise sociológica neste domínio. The use of categories in scientific knowledge is neither linear nor free of dilemmas. Building knowledge of the children of immigrants thus entails, first, clarifying the categorisation process implied, its implications and explanations. The definition of ethnically-based categories is not a mere technical operation: it is influenced by ideologies, political conceptions and local perspectives. This paper develops a theoretical reflection on the categorisation processes in general, seeking to understand some of their tendencies, variations, dilemmas and limits. It concludes that there is a need for the prior questioning, clarification and validation – in the sense of understanding, contextualisation and legitimation – of the categories used in this area of sociology.