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Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português

Autor(es): Abrantes, Pedro cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/4763

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Sociologia; Educação; Desigualdades; Reprodução; Sociology; Education; Inequality; Social reproduction


Descrição
O artigo recupera a teoria da reprodução, apresentada na obra homónima de Bourdieu e Passeron, discutindo a sua validade teórica e empírica. A confrontação com outras correntes internacionais em sociologia da educação mostra que estas a têm complementado mais do que refutado. Explora-se, em seguida, a sua relevância para a análise da sociedade portuguesa contemporânea, a partir de pesquisas recentes sobre mobilidade social; currículos escolares e processos de ensino-aprendizagem. Conclui- -se que uma teoria da reprodução revista, incorporando uma perspectiva sóciohistórica, preserva poderosas virtualidades heurísticas para a compreensão dos sistemas educativos e das sua relação com as estruturas sociais. Reproduction Theory as presented in the 1970 work of Bourdieu and Passeron is reexamined, and its theoretical and empirical validity is discussed. Comparison with other international perspectives on the sociology of education shows more similarity than difference. The relevance of the Theory is then explored with regard to contemporary Portuguese society, based on recent research in social mobility, curricula development, and teaching-learning processes. We conclude that a revised theory of social reproduction that includes a socio-historical perspective offers powerful heuristic virtues for our understanding of educational systems and their relationship with social structures.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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