Encontrados 27 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Worlds apart? Meanings of school in contrasting social environments

Quaresma, Maria Luísa; Abrantes, Pedro; Lopes, João Teixeira

Based on two recent researches, our article compares the meanings of school, in two elitist private schools and in seven socially unprivileged areas, included in the national program Educational Territories of Priority Intervention. Through case studies, the local definitions of the situation are sketched, as the result of a negotiation between schools’ policies, families’ strategies, teachers’ practices ...

Data: 2013   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

The portuguese schools’ evaluation programme : a sociological approach to the p...

Veloso, Luísa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela

This article analyses the current Portuguese Schools’ Evaluation Programme, implemented since 2006 in all state schools, as a social construction. The article focuses on a particular topic of the external evaluation the participation of social actors in school life, as well as on school principals’ perceptions of the process. Our research is based on a content analysis of schools’ evaluation reports conducted i...


Mundos à parte? : Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes

Quaresma, Luísa; Abrantes, Pedro; Lopes, João Teixeira

Based on two recent researches, our article compares the meanings of school, in two elitist private schools and in seven socially unprivileged areas, included in the national program Educational Territories of Priority Intervention. Through case studies, the local definitions of the situation are sketched, as the result of a negotiation between schools’policies, families’ strategies, teachers’practices and yout...


Avaliação externa e sucesso escolar

Veloso, Luisa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela; Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Vitorino, Teresa; Caixeirinho, Telma

Investigação que integrou o ISCTE, a Universidade do Algarve e a Associação de Desenvolvimento Local "Barafunda" ; O presente texto resulta de uma investigação que teve como objeto de estudo principal os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal, abordando a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os processos de avaliação e o sucesso escolar. O e...


As transições entre ciclos de ensino: entre problema social e objecto sociológico

Abrantes, Pedro; Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE)

As transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida social dos alunos, pais e professores, bem como pontos delicados na morfologia dos sistemas educativos. Tendem, pois, a estabelecer-se enquanto (1) processo social complexo e particular, (2) momento provável de insucesso escolar e exclusão social e (3) espaço privilegiado de análise do desenvolvimento dos sistemas educativos. Correspondendo às ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes

Quaresma, Maria Luísa; Abrantes, Pedro; Lopes, João Teixeira

A partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estra...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

What is the impact of educational systems on social mobility across Europe? A c...

Abrantes, Pedro; Abrantes, Manuel

Education is reasonably expected to enhance intergenerational social mobility. However, the extent to which educational systems foster or otherwise constrain social mobility remains controversial. In this paper, data from the European Social Survey covering 22 countries is analysed in order to assess social mobility in the second half of the 20th Century. Variation across five cohesive regional clusters is exam...

Data: 2012   |   Origem: Repositório da UTL

Para uma teoria da socialização

Abrantes, Pedro

O ensaio discute o conceito da socialização, a partir de teorias clássicas e recentes em ciências sociais, em diálogo com avanços importantes nos campos da psicologia e das neurociências. Baseados em Elias e Bourdieu, chegamos a uma (re)definição de socialização como o processo de constituição dos indivíduos e das sociedades, através das interações, atividades e práticas sociais, regulado por emoções, relações ...

Data: 2011   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português

Abrantes, Pedro

O artigo recupera a teoria da reprodução, apresentada na obra homónima de Bourdieu e Passeron, discutindo a sua validade teórica e empírica. A confrontação com outras correntes internacionais em sociologia da educação mostra que estas a têm complementado mais do que refutado. Explora-se, em seguida, a sua relevância para a análise da sociedade portuguesa contemporânea, a partir de pesquisas recentes sobre mobil...

Data: 2011   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Estudo térmico de um edifício escolar com topologia complexa

Abrantes, Pedro Miguel Henriques

Dissertação de mest., Engenharia do Ambiente (Energias Renováveis), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2011 ; Neste trabalho pretende-se efectuar uma avaliação numérica, recorrendo ao Multi-node Building Thermal Behavior (MNBTB), das condições de conforto térmico e temperatura num edifício de tipologia complexa. Trata-se do edifício da Faculdade de Economia (FE) e da Faculdade de Ciências e ...


27 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia