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Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso

Author(s): Amante, Maria João cv logo 1 ; Extremeño Placer, Ana Isabel cv logo 2 ; Costa, António Firmino da cv logo 3

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/4320

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Sociedade do conhecimento; Ensino superior; Biblioteca universitária; Relação bibliotecário-docente; Colaboração; Knowledge society; Higher education; Academic library; Librarian-faculty relationships; Collaboration


Description
Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docentes e bibliotecários. Apresentamos o estudo de caso realizado no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa analisado segundo uma perspetiva descritivo co-relacional que inclui a descrição dos fenómenos (variáveis) e as suas possíveis relações. Utilizamos metodologias qualitativas e quantitativas, a saber, o Grupo de Discussão (Focus Group) e o inquérito por questionário. Alcançamos um grau de ajuste idóneo entre o Modelo e os dados (CMIN/DF=4.067) e o Modelo explica em 58% a variável dependente, isto é, a disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O nosso Modelo final permite confirmar as relações estabelecidas no Modelo inicial e descobrir um conjunto de relações novas que contribuem para conhecer, com maior profundidade, as dinâmicas estabelecidas entre os vários processos socioculturais (entendidos como variáveis do Modelo) envolvidos nas relações bibliotecários/docentes, assim como identificar os determinantes na disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários. O Modelo permite-nos concluir que 14% da disponibilidade dos docentes para colaborar com os bibliotecários resulta das características intrínsecas dos docentes (sexo, idade, departamento, grau académico, categoria profissional, antiguidade). This paper discusses key variables that shape the willingness of university faculty to work with librarians in higher education establishments. We use the Librarian-Library/Faculty Relationship Model (hereafter LLFRM) to highlight the variables which faculty members consider to be the most relevant in that relationship. The paper begins with a discussion of the causes of tensions between faculty and librarians. This is followed by a descriptive and co-relational study of the ISCTE University Institute of Lisbon library. This study uses qualitative and quantitative methods, namely a focus group and a survey. There was a good fit between the LLFRM and the data (CMIN/DF=4.067), and the model explained 58 percent of the dependent variable, namely faculty willingness to collaborate with librarians. Our final model confirmed the relationship proposed in our initial model, and allowed us to identify a range of new relationships, which may contribute to a deeper understanding of the dynamics of different socio-cultural processes (included as variables in the model) affecting the relationship between faculty and librarians, so as to what factors shape the willingness of faculty to collaborate with librarians. The model shows that 14 percent of the willingness of faculty to collaborate with librarians can be attributed to key attributes of faculty, namely gender, age, department, academic qualification, professional category, and the length of career.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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