Autor(es):
Almeida, Paulo Alexandre Macedo de
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/3508
Origem: Repositório do ISCTE-IUL
Assunto(s): Coaching; Diagnóstico 360º; Competências; Interpessoal; Skills; Diagnostics 360; Interpersonal
Descrição
Mestrado em Gestão de Empresas O seguinte estudo tem por objetivo geral determinar a percepção com relação ao
desenvolvimento de Competências Interpessoais, para fim de diagnóstico e mudança de
clima organizacional, em uma amostra de executivos que passaram por um programa de
coaching executivo, aplicando a metodologia 360º. Para atingir este objetivo foi
proposta uma pesquisa de tipo descritivo, usando um desenho não-experimentaltranseccional.
A população de estudo foi composta por executivos do setor de
engenharia de termoelétricas pertencentes a uma concessionária de serviços públicos
brasileira que participaram de um programa de coaching executivo e que cumpriram
com os seguintes requisitos: que houvesse decorrido um período de tempo mínimo de
seis (6) meses desde o término do programa de coaching executivo, que fossem
residentes no território nacional e, que, além disso, possuíssem uma equipe de trabalho
que permitisse avaliá-los através de uma metodologia 360º, portanto deviam ter: um (1)
supervisor imediato, três (3) colegas e três (3) supervisionados. A amostra foi
selecionada através de uma amostragem intencional. A variável de estudo é a percepção
do desenvolvimento de Competências Interpessoais dos executivos que passaram por
um programa de coaching executivo, que foi medida através de um questionário ad hoc,
composto por dezoito (18) itens baseados em perguntas fechadas. Foi utilizada uma
escala Likert de resposta do um (1) ao quatro (4), onde, um (1) representava “nunca”,
dois (2) “raramente”, três (3) “freqüentemente” e quatro (4) “sempre”, mais cinco
perguntas abertas (apenas para os executivos do coaching). Os dados obtidos foram
tratados estatisticamente através de uma análise descritiva, da qual foi possível
evidenciar que os diferentes atores envolvidos em uma metodologia 360º coincidem em
que o grupo total de competências, que encerra a dimensão Competências Interpessoais,
está presente “com freqüência” na atuação profissional cotidiana dos executivos
coachees. Estes, por sua vez, se auto-percebem com uma pontuação mais alta que a
percepção que sua equipe de trabalho tem deles. The following study aims to determine the general perception with regard to the
development of interpersonal skills, for purposes of diagnosis and change of
organizational climate in a sample of executives who have gone through an executive
coaching program, applying the methodology 360. To achieve this goal we proposed a
descriptive survey, using a non-experimental design-transeccional. The study
population was composed of thermoelectric industry executives belonging to a Brazilian
utility company who participated in an executive coaching program and who met the
following requirements: that there was a period of time elapsed at least six (6 ) months
from the end of the coaching program executive, who were resident in the country and
who also possessed a team that allowed to evaluate them using a method 360, therefore
should have: one (1) immediate supervisor, three (3) colleagues and three (3) supervised
staff. The sample was selected through a purposeful sampling. The outcome measure is
the perception of the development of interpersonal skills of executives who have had an
executive coaching program, which was measured by an ad hoc questionnaire,
composed of eighteen (18) items based on closed questions. It was used a Likert scale
response of one (1) to four (4), where one (1) represented "never", two (2) "rarely",
three (3) "often" and four (4) "always", another five open questions (only for executives
coaching). The data were statistically analyzed using a descriptive analysis, which could
show that the different actors involved in a method 360 º agree that the total pool of
skills, is present "often" in the performance coachees everyday professional executives.
These, in turn, perceive themselves with a score higher than the perception that their
staff have them.