Document details

A escola do ponto de vista das crianças: avaliação, sentimentos e representaçõe...

Author(s): Seabra, Teresa cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/3433

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Escola; Escolaridade obrigatória


Description
O artigo analisa a relação das crianças com a escola, considerando as apreciações que fazem da escola que frequentam e da interacção com os seus professores, os sentimentos que experimentam no quotidiano escolar e ainda as representações que têm da escolaridade, incluindo a importância que lhe atribuem para a vida adulta. A informação resultou da aplicação de um inquérito por questionário a 837 alunos do 2.° ciclo da escolaridade obrigatória, realizado no início do ano de 2003 em oito escolas dos concelhos de Loures e de Lisboa que concentravam um contingente significativo de descendentes de imigrantes. De um modo geral, os alunos inquiridos neste estudo deixaram transparecer uma vivência positiva da escolaridade, apesar dos aspectos críticos que assinalaram em relação à escola que frequentam; a escola aparece com centralidade entre o que consideram ser importante para a sua vida e a maioria gostaria de conseguir tirar um curso superior. De entre as variáveis consideradas na pesquisa- o sexo e trajectória escolar do aluno, a condição social e a origem nacional dos pais - a (in)experiência da reprovação e o sexo foram as que revelaram maior potencial diferenciador dos modos de viver a escola
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU