Document details

Factores associados a comportamentos de (in)disciplina na sala de aula

Author(s): Mendes, Francisco cv logo 1

Date: 1998

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/780

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Disciplina; Indisciplina


Description
O conceito de disciplina encontra algumas dificuldades de definição, quer por razões de ordem filosófico-pedagógica, quer por razões de ordem terminológica. De ordem filosófico-pedagógica, porque a disciplina decorre de uma determinada concepção de criança, de adulto e de relações adulto-criança. Em síntese, decorre da concepção de Homem, de Sociedade e de Saber que se assume. De ordem terminológica, porque, como sustenta Magalhães (1989,40), "a indisciplina não se define por si, ela surge como a negação de qualquer coisa, seja essa coisa norma ou padrão socialmente aceite, ou regra arbitrariamente imposta".
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU