Detalhes do Documento

Uma Questão de Design de Comunicação

Autor(es): Rodrigues, Paula cv logo 1

Data: 2002

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/630

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Design de comunicação


Descrição
Multimédia, publicações on line, Internet, de facto aqui a novidade está na forma, e, até porque assim é, vamos tentar ir ao fundo da questão. Comunicação parece-nos a palavra chave. Transmissão - podendo ser em ‘directo’ e com alcance global - de informação da mais variada ordem, com possibilidade de integração de texto escrito, imagem e som, numa mesma mensagem. Características que não deixam de por em causa referenciais tão ‘humanos’ como tempo, espaço físico e contactos pessoais, bem como a materialização das mensagens divulgadas através destes novos e globais meios de comunicação/informação. "Once upon a time things were a lot simpler. Telephone signals ran on telephone wires and radio signals were carried on radio waves. Now, however, those wires and cables are having to work a bit harder. […] It is the computer that has enabled this sharing to take place. It can reduce text, sound and images to a similar digital form wich can share the same wire. This also provides the bases for the convergence of business that use text, sound and images. […] The convergence of previously discrete forms of communication is giving rise to new media". (Come Together. «Design» - Outubro 1992) Dada a sua extraordinária amplitude, até porque é resultado de formas de comunicação outrora independentes ou, quando muito, complementares, não pretendemos tratar de forma exaustiva o multimédia e as diversas problemáticas relacionadas com a Internet. Vamos, sim, tentar focalizar a nossa abordagem na temática da comunicação, nomeadamente nas questões que advêm da nossa relação com a ‘mensagem’ cujo suporte é o monitor da computador pessoal. Justificamos a opção de tentar explorar um pouco a problemática do ‘interface’ porque, por um lado, a nossa formação de base é ‘Design de Comunicação’, e, por outro, parece-nos que do ponto de vista dos utilizadores do computador pessoal subsistem inúmeros problemas de comunicação, nomeadamente de comunicação visual, que poderiam e deveriam ser resolvidos com uma maior intervenção dos designers na concepção/produção dos diversos ‘objectos’ envolvidos neste tipo de comunicação, i.e. desde CD’s a páginas da Internet, passando pelas barras de ‘scroll’ dos programas. Procuraremos interligar, estabelecer ‘links’, para usar o jargão adequado, a actual revolução na comunicação entre seres humanos e o que se passou aquando da ampla difusão dos chamados ‘mass media’, limitando grandemente a nossa abordagem à problemática das artes visuais e do design de comunicação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia