Autor(es):
Rocha, Amarílis
; Capela, Anabela
; Grilo, Célia
; Almeida, Cristina
; Valente, Gonçalo
; Coimbra, Joana
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/2284
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Saúde escolar; Políticas de saúde; Ministério da Saúde; School health; Health policy; Department of Healt
Descrição
RESUMO
Este trabalho pretende fazer uma resenha histórica
da saúde escolar em Portugal, a partir da legislação e de outra
documentação produzida no âmbito da saúde. Considerou-se pertinente fazer uma pesquisa sobre os alicerces daquilo a que
viria a ser o Serviço Nacional de Saúde. Para isso, recorreu-se
à consulta da legislação, em Diário da República Eletrónico,
Circulares Normativas e Informativas da Direção-Geral de
Saúde e pesquisa bibliográfica. Na legislação produzida ao
longo dos anos, constata-se uma preocupação política com as
questões da saúde em meio escolar.
A significativa prevalência de comportamentos de
risco nos jovens alunos faz com que a escola, através dos seus
intervenientes, seja um local privilegiado para detetar,
referenciar e encaminhar problemas de saúde para os serviços
mais adequados. Os centros de saúde, através das equipas de
saúde escolar, não conseguiram, contudo, dar uma resposta
eficaz às problemáticas específicas desta comunidade. Por isso
se entende que é importante que os agentes educativos tenham
um papel ativo/interveniente neste processo. ABSTRACT
This work intends to make a historical review of
school health in Portugal, from legislation and other
documentation produced in health. It was considered
appropriate to carry out a research on the foundations of what
would become the National Health Service. To this end, we
resorted to consulting the legislation, in Electronic Gazette,
Normative and Informational Circular of the General
Directorate of Health and literature. In the legislation
produced over the years, there has been a political concern
with issues of health in schools.
The significant prevalence of risk behaviors in
young students makes the school, through its players, a
privileged place to detect, refer and forward health problems
to the most appropriate services. Health centers, through the
school health teams, could not, however, provide an effective
response to the specific problems of this community. So we
understand that it is important that educational providers have
an active role / actor in this process.