RESUMO Este trabalho pretende fazer uma resenha histórica da saúde escolar em Portugal, a partir da legislação e de outra documentação produzida no âmbito da saúde. Considerou-se pertinente fazer uma pesquisa sobre os alicerces daquilo a que viria a ser o Serviço Nacional de Saúde. Para isso, recorreu-se à consulta da legislação, em Diário da República Eletrónico, Circulares Normativas e Informativas da D...
Curso de mestrado em enfermagem de saúde infantil e pediatria ; Enquadramento: A Abordagem teórica pretende fundamentar o Cuidar em Enfermagem e a Relação de Ajuda nas dimensões nível de respeito, compreensão empática, incondicio-nalidade do respeito e congruência. Em Enfermagem Pediátrica a Relação de Ajuda tem como o principal objectivo estabelecer uma relação terapêutica com a criança/adolescente, com a sob...
Enquadramento: Cuidar em pediatria baseia-se numa filosofia muito própria, que privilegia a prestação de cuidados em parceria e centrados na família. A relação de ajuda é considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. O conhecimento da perceção que os pais têm acerca da relação de ajuda estabelecida pelos enfermeiros dos serviços de pediatria é indispensável para a busca de conhecimento e aqu...
A Infeção Urinária na Criança tem uma especial relevância no Serviço de Urgência Pediátrica, não só pela sua prevalência, mas igualmente pela morbilidade que pode causar à criança. Assim, o diagnóstico correto é de grande importância, evitando, não só a execução de mais exames e de maior complexidade para a criança caso seja negativo e, mas igualmente, prevenindo problemas associados à infeção que irão contribu...
Fundamentação: A relação de ajuda deve ser considerada como um foco de atenção em enfermagem pediátrica, de forma a definir estratégias adequadas à capacitação da criança/família, em prol do saudável desenvolvimento das crianças. O papel do enfermeiro e a importância da relação de ajuda é definida neste trabalho através das dimensões de nível de respeito, compreensão empática, incondicionalidade de respeito e c...
Fundamentação: A relação de ajuda enfermeiro-utente é considerada um instrumento de cuidados de enfermagem fundamental. A aquisição de qualidades para conseguir estabelecer uma relação de ajuda baseada no respeito, empatia, incondicionalidade e congruência deverá ser um dos focos de atenção dos enfermeiros, que ficarão cada vez mais aptos para desenvolverem as dimensões da relação de ajuda, pois com a experiênc...
Enquadramento: A vida de um adolescente pode ser alteradaapós o diagnóstico de diabetes.Tratando-se de uma doençaincurável é preciso investir no seu tratamento de modo a obteruma melhor qualidade de vida para o adolescente e família. Superar o sentimento de viver com uma doença crónica de modo a alcançar uma boa qualidade de vidarequer atenção primordial da equipa de enfermagem que presta cuidados ao adolescent...
Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Saúde Escolar em Portugal. Abarca a análise de diversa literatura no âmbito da Educação e a construção de um pensamento reflexivo acerca da sua história. A primeira referência à Saúde Escolar data de 1901, evoluiu até aos nossos dias e passou por etapas diversas. Ao longo deste percurso, salientam-se, como momentos relevantes, nalgumas escolas, a exi...
O conceito atual de saúde, no âmbito do processo de desenvolvimento humano, depende do projeto de vida de cada um, do seu sentido de felicidade, da sua forma específica de estar no mundo e do seu esforço solidário para compreender e respeitar o universo (Rodrigues, 1995). Acompanhando esta mudança de paradigma, o conceito de saúde escolar tradicional, centrado na prevenção da doença, foi substituído. Pon...
Esta investigação tem como objectivos: analisar a perspectiva dos jovens enfermeiros sobre o seu desempenho de Relação de Ajuda e a respectiva contribuição da formação académica; analisar o desempenho de ajuda dos docentes aos estudantes; compreender os métodos pedagógicos facilitadores de Relação de Ajuda em ensino clínico; desenvolver linhas orientadoras para a acção pedagógica e clínica facilitadoras da prom...
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