Autor(es):
Campos, Sofia
; Martins, Rosa
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/2216
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Assunto(s): Inteligência emocional; Professores de educação especial; Escola inclusiva
Descrição
O trabalho que desenvolvemos, tendo sido
implementado na região de Viseu, tem como principal
objetivo avaliar a Inteligência Emocional de Professores de
Educação Especial que trabalham com crianças e jovens
portadoras de deficiência em Escolas públicas e privadas do
Ensino Básico e Secundário.
Nesta perspetiva, pretende-se perceber quais as
variáveis que podem influenciar a Inteligência Emocional dos
docentes de Educação Especial, para que, deste modo,
possamos compreender a importância do desenvolvimento
deste conceito na autogestão das emoções e na construção de
relações inter e intrapessoais, que levem a uma maior eficácia
destes profissionais dentro da escola.
Trata-se de um estudo transversal, correlacional e
descritivo.
Aplicámos uma Escala, o “EQ-map”, que nos
permitiu avaliar o Quociente Emocional de um grupo de
professores especializados de Educação Especial nas áreas
mental-motora, visual e auditiva. Fizemos também entrevistas
com o objetivo de perceber quais as perceções que os
Professores de Educação Especial têm sobre a Inteligência
Emocional.
Os nossos principais resultados revelam que a
Inteligência Emocional dos participantes do nosso estudo se
situa maioritariamente em níveis de vulnerabilidade e a
necessitar de atenção. Verificámos ainda que varia
negativamente com as Ocorrências de Vida e a Saúde em
Geral, e, positivamente, com a Qualidade de Vida, Satisfação
de Vida, Quociente de Relacionamento e Desempenho Ótimo. The work we developed in Viseu has as main goal to
evaluate the Emotional Intelligence of the Special Education
Teachers, who work with handicapped children and teenagers
in Public Basic and Secondary Schools.
This perspective aims to understand which variables
can influence the Emotional Intelligence of Special Education
Teachers. This way we can understand the importance of
developing this concept in self-management of emotions and
in the construction of inter and intra personal relationships,
leading to a greater effectiveness of these professionals within
the school.
This is a transversal, correlational and descriptive
study.
We apply a scale, the “EQ-map ", which allowed us
to evaluate the Emotional Quotient of a group of teachers in
Special Education specializing in mental and motor areas,
visual and hearing impaired. We also did interviews with the
aim of understand the perceptions that the Special Education
Teachers have on Emotional Intelligence and the results are in
line with those found by the questionnaire.
Our main results show that Emotional Intelligence in
our sample is located mostly in vulnerability levels and need
for attention, which varies inversely with Life Occurrences
and General Health and positively with the Quality Life and
Satisfaction, Relationship Quotient and Optimal Performance.