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Das rotundas convencionais às turborotundas

Autor(es): Silva, Ana Bastos cv logo 1 ; Vasconcelos, Luís cv logo 2 ; Santos, Sílvia cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/1686

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Turborotunda; Rotundas; Segurança Rodoviária


Descrição
O conceito de turborotunda surgiu recentemente, na Holanda, como solução alternativa à rotunda normal com múltiplas vias, com o objetivo de resolver os problemas de segurança relacionados com entrecruzamentos no anel de circulação. Embora sejam poucos os estudos científicos que abordam esta matéria, a experiência estrangeira mostra que esta solução assegura elevados níveis de desempenho geral. Nesse contexto, o presente artigo apresenta o conceito de turborotunda e as suas potencialidades comparativamente à rotunda normal, quer em termos de segurança quer de capacidade. Complementarmente, são apresentadas algumas regras básicas de apoio ao seu dimensionamento geométrico e à estimação de capacidades.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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