Este artigo apresenta uma análise comparativa de modelos de capacidades aplicados a rotundas, suportada por uma base de dados real. O estudo demonstra que os modelos convencionais – TRL e Siegloch – são incapazes de produzir estimativas fiáveis em toda a gama de variação dos fluxos conflituantes. Por outro lado, o modelo de Hagring, associado a um novo método de parametrização dos intervalos nas correntes prior...
A necessidade de salvaguardar um bom nível de funcionamento do sistema global de transportes constitui um dos maiores desafios que se coloca às entidades gestoras e ao qual apenas os modelos de simulação podem responder. Este artigo procura evidenciar as potencialidades do uso da microssimulação, recorrendo a um estudo de caso real que envolve uma zona de expansão urbana em Coimbra. Apresenta-se a metodologia d...
O conceito de turborotunda surgiu recentemente, na Holanda, como solução alternativa à rotunda normal com múltiplas vias, com o objetivo de resolver os problemas de segurança relacionados com entrecruzamentos no anel de circulação. Embora sejam poucos os estudos científicos que abordam esta matéria, a experiência estrangeira mostra que esta solução assegura elevados níveis de desempenho geral. Nesse contexto, o...
The capacity analysis of roundabouts in Portugal is mostly done using the UK regression method. Due to its empirical and non-explanatory nature, this method has some limitations, particularly for studying innovative layouts, which has recently motivated research in Portugal into the use of capacity methods based on gap-acceptance theory. This paper describes the results of a related project: the estimation of c...
Disponível em http://www.icevirtuallibrary.com/content/article/10.1680/tran.12.00003 ; While researchers agree as to the safety benefits of turbo roundabouts, their improvements in terms of capacity and delay remain open to discussion. This is mostly because previous research is based on capacity models that do not fully describe the complex interactions between the traffic streams on multilane roundabouts. Th...
Editor version: http://www.bjrbe.vgtu.lt/volumes/en/volume7/number4/04.php ; Capacity models based on the gap acceptance theory are widely used in unsignalised intersections and roundabout capacity analysis. These models are based on the statistical distribution of major vehicle headways. In this field, Cowan’s M3 distribution is usually recognized as the most adequate, but the estimation of its parameters is ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |