Detalhes do Documento

Corporate Social Responsibility as a Tool for Competitiveness: An Empirical Study

Autor(es): Leal, Susana cv logo 1

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/70

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Organizações; Responsabilidade Social; Desempenho; Performance; Competitividade


Descrição
Nesta comunicação após uma revisão dos últimos desenvolvimentos sobre RSE, apresentam-se os resultados de um estudo empírico realizado tendo por base a respostas de 89 organizações. O objectivo do estudo foi explorar possíveis relações entre os comportamentos socialmente responsáveis das organizações e os seus desempenhos organizacionais, performance e por consequência, competitividade. Para reduzir os dados e encontrar os factores subjacentes aos comportamentos socialmente responsáveis realizou-se uma análise factorial, a qual conduziu a uma solução com 6 factores que explicam 76% da variância dos dados. Tomando por base estes resultados, procedeu-se também a uma análise de clusters. O resultado obtido pelas análises de regressão demonstrou existir uma associação positiva entre os resultados organizacionais (variável dependente) e algumas das variáveis independentes em estudo. Relação idêntica também surge no estudo da variável performance. Conclui-se que existem evidências que corroboram a relação entre os comportamentos amigos da RSE nas organizações portuguesas e os resultados e a performance.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Inglês
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia