Encontrados 42 documentos, a visualizar página 1 de 5

Ordenado por Data

Representações de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunid...

Botelho, Ana Beatriz Gouveia; Mira Leal, Susana

II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal. ; As elevadas taxas de abandono e insucesso escolar constituem um desafio para as escolas e demais responsáveis educativos. Em resposta, os governos têm reforçado políticas de diferenciação curricular e pedagógica. A implementação de programas educativos orientados para a recuperação de escolar...


Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Regi...

Mira Leal, Susana; Morais, Filomena; Rodrigues, Gabriela

II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal. ; As alterações nas políticas curriculares demandam mudanças nas práticas docentes. A extensão e alcance dessas mudanças decorrem, entre outros aspetos, do modo como os professores se apropriam dessas alterações e as recontextualizam. Esse processo não é simples, nem rápido ou linear. É atraves...


How do teachers evaluate their training on the portuguese language curriculum i...

Mira Leal, Susana; Pereira, José Carlos; Morais, Filomena

4th International Conference of New Horizons in Education‐2013 (INTE‐2013), Roma, June 25-27. ; This century has brought upon significant changes in Portuguese language curriculum in Portugal; one of those was the approval of a new syllabus for basic education (Reis, 2009). In order to help teachers understand the new curricular guidelines and change their teaching and assessment methodologies, the Bureau for ...


As perceções de responsabilidade social como preditoras do capital psicológico:...

Leal, Susana; Rego, Arménio; Cunha, Miguel Pina e

A responsabilidade social das empresas (RSE) tem sido estudada sobretudo ao nível macro, poucos estudos tomando em consideração o nível individual. Ademais, têm surgido solicitações para aprofundar o estudo dos antecedentes do capital psicológico (PsyCap). O presente trabalho responde a essas solicitações. Nele mostra-se como as perceções dos colaboradores quanto à RSE predizem o PsyCap tanto diretamente quanto...


Instrumento de pesquisa das perceções de Responsabilidade Social adaptado a org...

Leal, Susana; Ribeiro, Cláudia; Jorge, Fátima

Este trabalho tem por objetivo desenvolver e validar um instrumento de pesquisa para medição das perceções de responsabilidade social (RS) dos colaboradores de organizações de economia social. São diversos os instrumentos de pesquisa disponíveis, porém, estes aplicam-se essencialmente a organizações que prosseguem objetivos lucrativos. Esta investigação procura ultrapassar a lacuna que se observou existir: inex...


O papel do Técnico Oficial de Contas na elaboração de relatórios de sustentabil...

Lima, Angela; Leal, Susana; Faria, Jorge

A elaboração e divulgação dos relatórios de sustentabilidade são um novo desafio para as empresas, estando o campo de investigação em torno do assunto em crescente desenvolvimento. Estes relatórios assumem-se como um veículo importante na divulgação das práticas da Responsabilidade Social das Empresas, procurando demonstrar e comunicar os vários contributos de uma empresa face ao Triple Bottom Line. A comunicaç...


Promover a aprendizagem, transformar o ensino: O contributo do projecto "Invest...

Leal, Susana Mira; Universidade dos Açores; Machado, Odília; Escola Básica Integrada da Praia da Vitória

Este artigo decorre de um projecto de investigação-acção colaborativa designado Investigação para um Currículo Relevante, em curso na Região Autónoma dos Açores, cujos objectivos e procedimentos são mais amplamente explicitados no artigo intitulado “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR”, divulgado no mesmo número desta revista. O texto ilustra as potencialidades dos ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Changes in Portuguese language education in high school from the teachers' stan...

Mira Leal, Susana

17th European Conference on Reading (Mons, Belgium, July 31 > August 3, 2011) - Proceedings. ; Policy on mother tongue education in Portugal is changing. This paper presents part of a study carried out in the Portuguese Archipelago of Azores in which we analysed the process of appropriation of the curricular transformations in the area by Portuguese language teachers. Here we discuss their awareness of and inv...


Mother tongue education: what Portuguese language students say they should lear...

Mira Leal, Susana

17th European Conference on Reading (Mons, Belgium, July 31 > August 3, 2011) - Proceedings. ; What students shall or shall not learn in mother tongue classes is not a consensual topic. The curricular policies in the Portuguese Language Area tend to follow the configuration of the educational systems as a whole and interact with other systems (social values, political programs, scientific fields, economics, te...


Português Interativo 6.º ano: Manual do Professor

Lopes, Maria do Céu Vieira; Rola, Dulce Neves; Aparício, Rodolfo; Pereira, José Carlos; Mira Leal, Susana

Manual escolar de Português do 6.º ano de escolaridade (capa e ficha técnica).


42 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia